segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

DEMON CHAOS!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Ação/Aventura
Plataforma: Playstation 2
Ano de Lançamento: 2007
Produtora: Konami/Genki
Revisão: com a popularização do estilo Dynasty Warriors de jogabilidade (marcado especialmente pelo sistema de exércitos nos campos de batalha: um aliado e um inimigo), diversas produtoras resolveram produzir seus títulos com esse estilo de jogo. A Konami não ficou de fora e em parceria com a Genki, lançou em 2007 Demon Chaos, que possivelmente seja um dos games que mais exigiu do PS2 tratando-se de processamento devido a quantidade de inimigos por tela. Você irá entender melhor ao longo dessa review. A história de Demon Chaos se passa no Japão Feudal e inicia-se com a sacerdotisa Aoi Yasaka sendo atacada por estranhos demônios que surgiram misteriosamente na região do templo. Sem chance de lutar contra as criaturas, Aoi comunica-se com os Deuses que enviam um sagrado guerreiro para ajudá-la: o poderoso Inugami. Aoi agora deverá unir-se à Inugami. Juntos eles deverão derrotar legiões de demonios que estão se espalhando por diversos locais do Japão. E você assumirá o controle do Guerreiro-Leão Inugami para cumprir essa missão, que será guiada por Aoi e contará também com o apoio de alguns exércitos e clãs que se unirão a você nessa jornada.

Jogabilidade: certamente a palavra "Chaos" nunca fechou tão bem com a proposta de um game. Se em outros games dessa mesma linha a quantidade de inimigos já era grande, em Demon Chaos ela poderia ser definida como ABSURDA! Sabe de quanto falamos? Nem imagina? Falamos de cerca de 5.000, 6.000, 7.000, 8.000 inimigos em uma mesma tela (contando com os aliados,  poderíamos chegar tranquilamente a 10.000 personagens por tela em algumas ocasiões, se levarmos em conta os números não muito precisos. Afinal, contar seria impossível...)! Isso no modo Story, pois ainda há o modo Challenge, que em uma de suas opções você deverá matar a maior quantidade de inimigos possível em um determinado tempo. Sabe quantos inimigos estão presentes lá? 65.500, todos em uma mesma tela, sem nenhum Bug e nada de perda de velocidade! Agora pense comigo: 65.500 inimigos ao mesmo tempo no PS2, sem Bugs é algo impressionante, não? Porem, o game basicamente se resume aos números (tanto que foram justamente eles que foram usados em sua divulgação). As missões basicamente funcionam todas da mesma forma: você terá um exercito (composto por milhares de homens, que variam entre espadachins, arqueiros e cavaleiros) que deverá derrotar um exercito imenso de demônios. Quando ocorre alguma variação, você deverá destruir cristais que produzem monstros infinitos (o que a partir da terceira missão também vira clichê). Para ajudar nos combates você poderá utilizar pilares mágicos que podem curar os aliados próximos ou dar dano em inimigos próximos. Também é possível dar ordens aos seus homens, como seguir você, parar em um determinado ponto ou avançar em direção aos inimigos. Os ataques de Inugami são executados através de combos bem simples, definidos por variações entre os botões Quadrado e Triângulo. Além disso, você poderá ativar também o modo Fury do personagem, que faz com que ele execute ataques extremamente rápidos e poderosos, correndo em direção as multidões de inimigos e devastando tudo que estiver em seu caminho!

Pros: por incrível que pareça, os gráficos do jogo são bons (apesar dos poucos detalhes dos inimigos e cenários); adentrar uma nuvem de inimigos parece algo realmente emocionante nos primeiros momentos do game; a quantidade de inimigos/aliados nos campos de batalha sem duvida é o ponto forte dessa aventura, levando o PS2 a um record; o sistema de pilares e ordens citado em "Jogabilidade" tornam os combates mais estratégicos. Pena mesmo que o sistema não foi explorado o suficiente, tornando a melhor opção enfrentar seus inimigos com os devastadores e repetitivos ataques de Inugami.

Contras: a jogabilidade se torna enjoativa rapidamente, pois tudo que você deve fazer é apertar incessantemente os botões de seu controle; os inimigos agem como idiotas, tornando o game pouco desafiador (para não dizer nada desafiador. Sinceramente, acho que nem tentando você consegue perder para seus adversários); as missões não têm quase nenhuma variação (nem se quer os inimigos costumam mudar), sendo que seus objetivos variam apenas entre derrotar milhares de inimigos, defender seus exércitos e destruir cristais ou derrotar demônios maiores (os três últimos obviamente incluem derrotar milhares de inimigos também); o enredo é fraco e certamente fica bem longe de prender os jogadores.

Screenshots:











Trailer (se não acredita nos 65.500, veja o vídeo abaixo!):



Considerações Finais: Acredito que esse de fato seja um dos games mais impressionantes do PS2 em termos técnicos. É realmente difícil reproduzir em uma mesma tela uma quantidade tão grande de inimigos sem apresentar nenhum problema. Porem foi realmente um erro muito grande da Konami se prender apenas aos números. O game poderia ter sido mais bem produzido em quase todos os aspectos. Resumindo todo o review em poucas palavras: a menos que você queira um game com um enredo pouco empolgante, uma jogabilidade extremamente repetitiva e além de tudo, com pouquíssimo desafio, eu não recomendo Demon Chaos. Parece que os impressionantes 65.500 inimigos não foram o suficiente para torná-lo um titulo tão grandioso como o numero em questão. Abraço a todos os leitores! Até a próxima postagem!


4 comentários:

  1. Fique impressionado de fato com a capacidade de processamento do PS2 pra conseguir por tantas coisas se mexendo em uma tela :D

    Perdão eu ri com os contras xD
    "para não dizer nada desafiador. Sinceramente, acho que nem tentando você consegue perder para seus adversários"
    Acho q deve ser um tipo de jogo q vc so joga se não tiver mais nada pra jogar D: ou aqueles jogos de se por em uma daquelas casas com varios videogames D:
    Vc recomendaria esse jogo?

    Não esquecerei tb de elogiar seu trabalho :D seja para recomendar o jogo a alguem ou alertar (XD), fazes sempre exelentes reviews :D

    ResponderExcluir
  2. Time Keeper: Como sempre, muito obrigado pelos comentários! Pois bem: basicamente esse é um game que se resume simplesmente ao numero "65.500", tanto que Konami usou isso para vende-lo. Ele me pareceu realmente repetitivo e tedioso. Basicamente esse eu não recomendo (a menos é claro que você tenha um emulador e esteja sem muita coisa para jogar). Os numeros de fato são impressioantes, mas a baixa produção nos aspectos que pela lógica deviriam ser fundamentais tornou o game muito fraco. Abraço Time Keeper!

    ResponderExcluir
  3. Eu achava legalzinho pois eu fantasiava esse porrilhão de inimigos, eu atribuia sempre como se eu estivesse em um baile funk destruindo tudo que é o meu sonho desde criança por isso eu gostei, mas de fato é meio enjoado meu sobrinho que joga insanamente apertando ate botão que nao existe no PS2

    ResponderExcluir
  4. Bah, quando vi as cenas do jogo tava quase me convencendo a jogar. Mas a comparação com Dynasty Warriors (bom jogo nos primeiros 30 minutos) e os comentários me fizeram desistir. Já basta as horas que perdi com Dyasnty Warriors 5, Samurai Warriors 1 e 2 e Warriors Orochi, hehehe...

    Agora a história do baile funk eu costumava fantasiar enquanto jogava GTA San Andreas, hehehe... especialmente com o caminhão de bombeiros.

    Edu-jb

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...