domingo, 30 de outubro de 2011

OKAMIDEN!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Ação/Aventura
Plataforma: Nintendo DS
Ano de Lançamento: 2011
Produtora: Clover Studios

Revisão: graças ao sucesso incrível que Okami (clique para ler a review) alcançou desde seu lançamento no PS2, a produtora Clover Studio resolveu dar continuidade ao game com Okamiden. O jogo pode não ter ganhado a mesma fama, mas conseguiu cumprir com perfeição seu objetivo, que era de justamente criar uma história 100% nova, trazendo ainda mais conteúdo aos ligados na bela mitologia do Japão. A história é uma continuação direta do primeiro jogo, tendo inicio após seus eventos finais. Portanto, ATENÇÃO! Se você não jogou Okami, poderá encontrar Spoilers no texto escondido pelo botão abaixo! Clicar e ler o restante desse tópico é um risco seu!

Jogabilidade: Okamiden tem uma jogabilidade muito semelhante a do game original. Os combates funcionam da mesma forma, com possibilidades de combos ou ataques especiais do Pincel Celestial, que lias permanece com funções semelhantes (mas evidentemente, é usado através da caneta Stylus do Nintendo DS, como não poderia ser diferente). Porem, a grande alteração na jogabilidade de Okamiden fica por conta dos companheiros de Chibiterasu. Diferentemente de Issun, Kuni, por exemplo, não ajuda simplesmente dando dicas de como seguir no game. Ele também contribui (e muito) para sua evolução na aventura. Basicamente todos os companheiros que você conseguirá durante sua jornada podem passar por lugares onde Chibiterasu não pode. Um exemplo: em pontes feitas de rochas rachadas é impossível passar com Chibiterasu e Kuni juntos, pois eles pesam demais. A solução então é guiar somente Kuni para o outro lado (através do pincel celestial, traçando uma linha que representará sua trajetória) para achar uma solução necessária (normalmente são mecanismos que devem ser acionados por seu companheiro, como botões no solo). Alem disso, obviamente os companheiros também ajudam nos combates, sendo que cada um deles executa um tipo de ataque diferente, tornando  único o momento de cada um! Outra inovação é a possibilidade de ajudar na evolução de um vilarejo chamando os personagens encontrados pelos mapas para povoá-lo, tendo como prêmio novos itens e até mesmo habilidades do pincel celestial! No mais, você pode esperar todos os elementos de exploração e ação que fizeram a enorme fama de um dos maiores sucessos do Playstation 2!

Pros: o game foi uma bela continuação para Okami, seguindo e complementando sua historia com um enredo consistente e digno, contrariando o que parecia um fim definitivo ao término da aventura de Amaterasu; os gráficos são muito bons e seguem a mesma fórmula única do game anterior, num belíssimo estilo de pintura em movimento; o Gameplay apresenta sidequests interessantes, como por exemplo, ajudar no crescimento do vilarejo Yakushi, que por sua vez gera mais sidequests vindas dos NPCs que passam a habitar a localidade; a aventura é bem longa, tendo diversos momentos de muita diversão, com a exploração ampla já presenciada em Okami; o sistema de ajudantes de Chibiterasu foi uma ideia sensacional, dando um tom diferente ao game (além de proporcionar enigmas interessantes, que dependem das habilidades de cada ajudante), tonando cada trecho bem diferente do outro, pois cada um dos companheiros tem habilidades muito próprias, tanto em combates como fora deles; as Boss Battles históricas e extremamente interativas do game original foram trazidas com tudo para Okamiden também! 

Contras: exatamente como em Okami, o game faz uma confusão com as técnicas do pincel celestial, reconhecendo erroneamente o desenho feito na tela e acionando uma técnica diferente da desejada; o mapa é um pouco limitado se comparado com o de Okami. Ainda que bem amplo, o jogador pode sentir falta de uma maior complexidade, como as águas, que não chegam a ser amplamente exploradas aqui. 

Screenshots:











Trailer:


Considerações Finais: Okamiden é um jogo muito bom! Sinceramente não esperava muito dele, pois inicialmente pensei que uma continuação de Okami não teria muito sentido. Porem, eu estava errado e me surpreendi muito, pois a historia foi muito bem desenvolvida e encaixada na do primeiro game! Uma nova trama altamente envolvente foi criada, sendo que nada se mostra deslocado dos fatos que antes foram apresentados (tudo isso por um motivo que também surpreende. Mas isso você somente descobrirá quando jogar!). Se você gostou de Okami, corra para jogar Okamiden! Garanto que não vai se decepcionar! Foi uma grande surpresa para mim e certamente será também para você! Um game sensacional! E não esqueça de ler minha review sobre Okami (só clicar), para relembrar esse histórico game!


5 comentários:

  1. Um dia ainda vou jogar, mas nem terminei o primeiro ainda...

    ResponderExcluir
  2. Irei ver se eu instalo um emulador pra testar o jogo ^^ porq a o antecessor faz jus ao merito q a o titulo merece rsrs
    Pelo que li o jogo, em jogabilidade, parece ter ficado ate mais elaborado :D
    Agora podia ser pra PS2 neh? =/

    ResponderExcluir
  3. Time Keeper: Pois é... mas vai saber né? Mas mesmo sendo de DS (que consequentemente tem uma capacidade gráfica não muito boa), o jogo me pareceu beeem legal gráficamente. Mas além dos gráficos, ele tem uma jogabilidade muito legal, e uma história perfeita (enquanto estiver jogando você vai perceber que, ao contrario do que poderia parecer inicialmente, uma continuação direta para Okami faz todo o sentido). Talvez o unico ponto que o game realmente tenha pecado seja nos mapas que já não são mais tão extensos como no PS2. Mas enfim. Esse eu recomendo! Quando jogar volte aqui e me diga o que achou, ok? Abraços! Obrigado pelas visitas/comentarios!

    ResponderExcluir
  4. ótimas rons de Ds. Se não me falha a memória, seu blog antes continha elas para download. Estou tentando achar essa Okamiden a um bom tempo, mas ta tenso, vc não teria um link pra me passar não? Valeu e falouuuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ero-Marco. Não se preocupe, sua memória está ótima. De fato tínhamos Donwloads por aqui, mas pensando em expandir os horizontes do Blog e buscar divulgações e possibilidades novas, resolvemos tirá-los por supostamente serem um "incentivo a pirataria". Sendo assim (com essa nova política do Blog), não podemos passar links de Downloads. Mas não deve ser tão difícil encontrar esse game, pois ele deve estar espalhado por conhecidos sites de ROMs. Obrigado pela visita! Abraço! Volte sempre!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...