domingo, 2 de outubro de 2011

FINAL FANTASY TACTICS/THE WAR OF THE LIONS!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Tactics RPG
Plataforma: Playstation/PSP
Ano de Lançamento: 1997 (PSX) / 2007 (PSP)
Produtora: SquareSoft/Enix
Revisão: com a proposta de inovar a série Final Fantasy e sair um pouco do estilo Turn Based RPG, a SquareEnix (na época ainda SquareSoft) decidiu lançar Final Fantasy Tactics, que acabou por se tornar um dos maiores sucesso entre os jogadores do gênero Tactics RPG (tanto que acabou sendo relançado para PSP com o sub-titulo The War Of The Lions), além de tudo virando referência para outras produções que se seguiram no mesmo estilo. O game reuniu a mesma equipe que anos antes havia produzido o lendário e não menos importante Tactics Ogre (em breve aqui no Blog), lançado a principio para Super Nintendo pela produtora Quest, da qual os produtores Yasumi Matsuno, Hiroshi Minagawa e Akihiko Yoshida saíram, tendo justamente Final Fantasy Tactics como primeiro projeto depois disso. O enredo do game traz como protagonista o jovem Ramza Beoulve, um dos componentes dos Cavaleiros de Elite da Princesa Ovelia do Reino de Ivalice, juntamente com Gafgarion e Agrias Oak, a mais fiel cavaleira da Princesa. Em meio a uma invasão inimiga no Monastério Orbonne (local onde a princesa se refugiava graças a guerra), a guarda real é forçada a lutar para manter a segurança do local. Porem, em meio ao combate, um invasor consegue entrar no castelo para capturar a Princesa, fugindo em um Chocobo com ela. A historia então retorna alguns anos para mostrar os principais motivos que deram inicio à guerra conhecida como "The War Of The Lions", que envolvia os grandes Reinos do mundo, e além disso, explicar como a ambição por poder mudou o comportamento de antigos aliados de Ramza, como por exemplo, seu fiel amigo e companheiro de guerra Delita. Prepare-se para uma bela história, onde você terá muitas possibilidades para criar os seus guerreiros perfeitos, que serão os responsáveis por trazer a paz devolta ao Reino de Ivalice! Sem dúvida um dos grandes nomes dos Tactics RPGs, mesmo depois de tantos anos de seu lançamento! Mais do que isso: um símbolo que vem à mente de muitos Gamers quando se fala em RPGs de Táticas! Quer mais detalhes que justifiquem toda essa história? Basta continuar lendo a review!

Jogabilidade: para quem já está familiarizado com os conceitos tradicionais dos Tactics RPGs, o básico de Final Fantasy Tactics não será um problema: nas batalhas você pode mover seu personagem dentro de sua área de movimentação e atacar também dentro de sua área de ataque (ambas representadas por quadrados, como em quase todos os RPGs do gênero). Fora das batalhas você terá um mapa, por onde poderá acessar missões novas, missões que você já completou (normalmente em busca de Level) e cidades, onde você poderá visitar as lojas de armas para comprar novos equipamentos para seus soldados, além de ter também a possibilidade de visitar as tavernas que dão acesso a alguns Quests (que dão experiência, pontos de Job e até mesmo podem ser a porta de entrada para novas Dungeons e personagens secretos). Mas o grande diferencial do game aparece no sistema de classes, que funciona da seguinte forma: sempre que você atacar um inimigo, seu personagem ganhará Job Points (juntamente com a experiência), que servem como EXP para as classes. Os Job Points poderão ser gastos para comprar novas habilidades da classe que você está utilizando. Além disso, os JB dão Leveis para as classes, sendo que para alcançar novas classes, sempre é necessário ter determinados Leveis de classes anteriores que tem alguma ligação com a classe que você deseja alcançar. Todas as classes, além de terem seus próprios ataques, também têm as habilidades de Suport, Reaction e Move. Nos Status de cada personagem, as mesmas habilidades podem ser preenchidas, utilizando habilidades não somente da classe que o personagem utiliza, mas também de qualquer classe pela qual ele tenha passado durante sua evolução. Ou seja: você pode, por exemplo, ter um Samurai (com suas habilidades de ataque correspondentes) que utiliza como segunda classe Black Mage (podendo assim usar magias), como Suport uma habilidade de Monk, Reaction uma de Ninja e Move uma de Thief (5 classes diferentes em um mesmo personagem, que tem como base a classe Samurai no exemplo acima). As habilidades de Suport, Reaction e Move podem ser encontradas no menu das classes, e devem ser compradas com o uso de seus Job Points, assim como qualquer habilidade de ataque. Entendendo bem como tudo isso funciona, você poderá criar quase deuses se souber escolher boas classes e habilidades (falo isso por experiência própria)! Parece ser algo extremamente complicado a principio, mas se você se dedicar e estudar um pouco novas possibilidades, certamente poderá aproveitar ao máximo tudo que todas as classes podem oferecer, misturando as melhores habilidades delas em um guerreiro ideal!

Pros: gráficos marcantes que foram inspiração para muitos games do gênero, que seguem um design simples, mas extremamente cativantes; excelente história (que é contada através de uma forma peculiar, intercalando entre as lembranças e o presente do Reino de Ivalice), bem detalhada e com muitos vilões que chamam atenção, muitas organizações militares, traições, reviravoltas e tudo que se pode esperar de um bom RPG; existem tantas classes e tantas possibilidades dentro delas que você certamente vai querer terminar o game mais de uma vez (alias, várias vezes!), para não deixar de experimentar tudo que é possível; a jogabilidade é muito divertida, além de muito completa, justamente pelas incontáveis possibilidades e habilidades para seu exército; todas as magias e ataques foram muito bem feitas (mesmo as das classes não tão úteis), com animações que não economizam em efeitos visuais e inclusive sonoros; existe uma quantidade grande de personagens com as mais variadas características, sendo que alguns deles são secretos (e um deles muito famoso, inclusive, protagonista de outro game da franquia) e podem ser adquiridos em Quests que ajudam a tornar o game ainda mais interessante e maior. E na versão de PSP, mais personagens entraram na história, incluindo mais  protagonistas de outros Final Fantasy, além de ter sido colocadas duas classes novas, missões extras e Cutscenes que enriqueceram a obra ainda mais (se definindo como um grande Remake!).

Contras: um contra que fica bem visível é o fato de que os personagens que tinham uma participação fundamental na historia do game, participando de diversas conversas, ao entrarem no grupo de Ramza praticamente não se manifestam mais, dando a impressão de que perderam sua real importância no enredo. Isso incomoda um pouco, e seria hipocrisia da minha parte dizer que não.

Screenshots:









Trailer:















Considerações Finais: Como eu havia dito anteriormente, Final Fantasy Tactics oferece tantas possibilidades para seus jogadores que será impossível termina-lo somente uma vez! O jogo é tão marcante que um único Replay parece pouco. Em cada jogatina, coisas novas podem ser feitas (sendo que parece sempre haver algo novo para descobrir), o que torna esse game imortal! Para vocês terem uma ideia básica, eu mesmo já o zerei certamente umas 3 vezes (e ainda tenho vontade de jogá-lo)! Não somente pelo número de possibilidades, mas também por ser um jogo muito divertido, com conceitos difíceis de serem encontrados em outros Tactics (mais um motivo que imortalizou esse título)! Um dos meus games favoritos e um dos melhores Tactics RPGs já criados! Vale lembrar que para quem tiver um PSP, vale muito a pena jogar o game por lá também, por conta dos extras que já citei nos Pros dessa review. Enfim: se você procura um Tactics RPG que não decepciona em nada, jogue agora mesmo Final Fantasy Tactics/The War Of The Lions, que teve e tem ainda hoje sua muito merecida fama! Obrigatório para os fãs do gênero, que aqui terão todos os tipo de guerreiros e magos que sempre sonharam ter, tudo em um processo de customização que se tornou inesquecível! Até a próxima postagem, pessoal! Nos vemos por aqui!


13 comentários:

  1. Eu terminei esse jogo somente uma vez, há muitos anos, quando o PS1 estava nos eu auge. lembro que peguei os 13 signos, e recrutei o Cloud do FFVII, mas perto do final deixei uma personagem morrer, aquela mulher guerreira que está desde o inicio. O cristalzinho ficou debaixo d'agua, quando vi a besteira eu ja tinha salvado o jogo.

    ResponderExcluir
  2. Joguei muitas e muitas vezes, mas até hoje nunca me cansei de FFT XD
    Me lembro que fiquei atras do summoner quando o vi pela 1ª vez usando seus ataques em grande área xD Também quando vi os lancers XD
    Eu concordo com você Mr. Game. O ponto ruim do jogo é justamente esse fato dos personagens temporários no grupo serem totalmente excluídos do enredo após se efetivarem. A única exceção é uma luta que Agrias (efetivada) faz uma pergunta a Ramza.
    Esse jogo é o único (dos que conheço) em que você realmente pode perder um personagem de vez, contudo é justo isso que faz com que os produtores sejam obrigados a excluir os "ex guests" da história.

    ResponderExcluir
  3. De fato os Summoners e Lancers são demais. Mesmo que eu tenha outros planos, sempre que jogo FFT sou obrigado a fazer as duas classes, mudando completamente os planos (assim como Samurai, que pra mim é obrigatorio) XD. Mas meu foco sempre é a Agrias (caso você ainda não saiba, é minha personagem favorita do game). Lembro que da ultima vez que zerei o jogo, meu foco foi tranforma-la em uma Deusa. Evolui muito (muito mesmo), dei as habilidades mais apelativas, os melhores itens. Resultado: os chefes não tinham mais graça XD (Agrias e Orlando faziam os trabalhos em poucos turnos). FFT é incrivel. Não me canso de joga-lo tambem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gosto do Orlando. Eu só recruto ele pra saquear os itens, depois demito ele. KPOASOKPAOKPASOKPSAOKPAS. Com ele no time o jogo perde a graça, fica fácil demais .-.

      Excluir
  4. Minha série preferida de RPG é Suikoden (mas tbm sou fã de FF), e o Suikoden tactics é muito bom tbm. E em toda série é possível perder personagens definitivamente (e não alcançar o final verdadeiro).

    ResponderExcluir
  5. Zerei recentemente o FFT no psp. Bem legal para matar a saudade, eles tentam corrigir esse erro de depois que o personagem entra pro grupo nunca mais particpar de nenhuma história colocando mais sub-quests. Uma específica com a Agrias e o Mustadio necessita que você ainda tenha Lavian e Alicia no grupo. Mas de resto é o mesmo jogo, seguem os mesmo pros com um contra a mais na minha opinião:
    O sonho de muita gente no psone era ter um Dark Knight (tipo Gaffgarion). No psp isso é possível, mas os pré-requisitos são tão absurdos que quando você finalmente consegue já está no final do jogo, de modo que acaba usando muito pouco seu personagem, ainda mais depois que pega o Orlandeau.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Com certeza esse é o melhor jogo de Tactic que já joguei, e um outro que chega perto desse titulo é somente o Disgae 2. O que mais me chama a atenção nesse game, alem da historia, é as Jobs que são bastante variadas. No meu grupo não pode faltar um Lancer (que não por acaso, é a classe que eu mais gosto) e dois Mages, não importa qual classe, mas sim que um sempre tem que ter White Magic e o outro Time Magic, geralmente são um Summoner e um White Mage, os outros dois personagens variam, embora, com frequência, um deles é Samurai.
    Realmente, é muito ruim os personagens coadjuvantes virarem figurantes no enredo, eu reclamava disso quando jogava. Também outra coisa que eu não gostei é que depois que pega o Orlando, a Agrias perde a função, as habilidades deles deveriam ser diferentes e mais particulares. Talvez vocês discordem disso. Um ponto positivo é que você nunca tem paz, mesmo depois que fica extremamente forte, pois os monstro acompanham seu nível, os Boss pode nem lhe dar muito trabalho, mas os monstros comuns sempre dão um trabalhinho.
    Não joguei o do PSP, mas esse, assim mesmo, já esta de muito bom tamanho, embora acho que pegar novas Jobs e ter novas Quests seja bastante bom.
    Enfim, é o melhor game de Tactic que já joguei (deveria ter remake para o ps2, ou quem sabe para o ps3). Gostei da Review e, claro, do game também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ae Cow Azure! Tudo bem? De fato Final Fantasy Tactics é dos meus Tactics RPGs favorito (perdendo apenas para a série Super Robot Wars: Original Generation, que é minha favorita). Esse game apresenta qualidades tão grandes e tão fascinantes, que acabou influenciando muitos outros games. Porem, ele é realmente especial, pois é impossível cansar de jogá-lo. Creio que quase todo mundo que o jogou, zerou mais de uma vez, pois são realmente muitas possibilidades (diversas Jobs, personagens secretos, dungeon secreta, etc). Quanto a Agrias, eu concordo com você: as habilidades de Orlando acabam por deixar Agrias pra trás... a menos que você seja apaixonado por ela como eu, que da ultima vez evolui ela tanto que ela acabou ficando EXTREMAMENTE FORTE! Hehehehhehehe. E quanto à dificuldade, concordo plenamente com você: para quem evolui bastante como nós, o game em si (digo, as batalhas de história) costuma ficar um pouco fácil, mas os monstros de batalhas aleatórias sempre dão um ar de desafio para os treinos (me lembrei agora do grupo de Chemists e Madiators, dos quais eu roubei as armas. É uma batalha um tanto quanto trabalhosa, especialmente se você quer roubar as armas deles... pois a Stone Gun tem um dano base que passa dos 250 dependendo do Lv que eles estão!). Mas enfim... grande game! Traz recordações muito boas para todos os fãs de Tactics RPGs! Um forte abraço para você! Até mais, volte sempre e seja sempre bem vindo a essa sessão (comentários)!

      Excluir
  8. Eu entendo como é estar extremamente apaixonado por um personagem que você não liga se ele é fraco ou não, mas o que importa é jogar com ele. Se bem que no seu caso você fez dela uma "deusa", o que é muito conveniente (risos). No meu caso, meus personagens mais fortes sempre era os dois Mages, eu ficava se batendo um no outro la atras, enquanto o resto passava a fase (risos). Mas quando o negocio era serio, ai eles iam com tudo.
    Bem, valeu pela, digamos, hospitalidade.

    ResponderExcluir
  9. Esqueci que tinha postado aqui =/
    Uma mensagem a todos: agrias will never be surpassed u______u
    Level trick nela, evolui mimie, degenera calculator, da um jeito de ganhar MP denovo, evolui ataque, consegue ribbon e pronto. Posso postar o resultado em forma de foto se quiserem xD Se eu disser sem provas vão me chamar de hacker.

    ResponderExcluir
  10. Cara, como falei pelo Alvanista, esse é na minha humilde opinião inútil o melhor jogo de todos os tempos. Entre as versões PSOne e PSP eu fechei o jogo 8 vezes, sendo que em TODAS eu estourei o marcador de tempo de tanto que eu ficava brincando em batalhas aleatórias tentando estratégias e grupos diferentes. E acho que por isso eu me apaixonei tanto pelo jogo, ele é infinito se vc quiser.
    A história vc diz ser bela, eu até concordo, mas convenhamos que ela é confusa pacas! Ainda mais a versão de PSX com alguns erros de tradução e etc. Ainda bem que a versão PSP corrigiu, né?
    E pensar que eles não lançam uma continuação... desconsidero o Advance, tá? hahauhuahua... batalha com cartões amarelo e vermelho é um tanto quanto frustrante.
    Sobre o texto, muito bacana. Bem explicativo no sistema e a jogabilidade, dá pra ter uma impressão geral boa de como ele funciona. O "contra" que vc identificou é algo que eu nunca tinha pensado e é bem verdade, meio ruim isso mesmo.
    Muito bacana.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu por ter gostado da review cara. De fato percebi pelo Alvanista que você realmente adora esse game. Mas como não adorar, não é mesmo? Concordo que esse jogo é uma das grandes maravilhas do mundo dos videogames, tanto que zerei ele várias vezes também (sinceramente perdi as contas). É incrível que quanto mais se joga, mais se aprende, mais se sabe sobre coisas novas, classes novas, possibilidades novas. De fato um game sensacional. Quanto à historia, de fato ela se perde em algumas confusões em certos pontos, mas de um modo geral ela bem pensada e narrada. E sobre o FF Tactics Advance eu concordo contigo: aquele negócio dos juízes me fez desistir dele nas primeiras batalhas, mas admito que tenho vontade de me dedicar um pouco mais a ele, até mesmo para analisá-lo melhor em alguns pontos (e trazer review para o pessoal que acompanha o Blog). Mas enfim cara: muito bem vindo ao PrettyColGames, sinta-se em casa! Saiba que aqui sua opinião não é inútil de forma alguma (ao contrário do que tu disse), pois para nós a opinião dos leitores sempre é útil e muito bem vinda! Um abraço para você e até mais! Volte sempre!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...