quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CASTLEVANIA: SYMPHONY OF THE NIGHT!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Ação/Aventura, Side-Scrolling
Plataforma: Playstation, Sega Saturn, PSP
Ano de Lançamento: 1997, 1998, 2007
Produtora: Konami
Revisão: considerado por alguns (muitos, alias) o melhor Castlevania já lançado, Symphony Of The Night sem dúvida nenhuma foi no mínimo o mais importante game da série. Digo isso porque ele marcou a chegada de diversos elementos que mudariam o rumo da Konami na produção dos Castlevania: refiro-me aos famosos elementos de RPG (que definiram dentro da franquia o estilo que muitos costumam chamar de "Castlevania pós Symphony Of The Night")! Lançado em uma época onde o 2D já começava a sumir devido as novas tecnologias que surgiam, o jogo contém história e tradição também por isso! Mas agora, vamos conhecer um pouco do enredo antes de seguirmos com mais detalhes gerais? A historia do game tem inicio exatamente nos eventos finais de Castlevania: Dracula X (confira minha review!), mostrando a batalha e a vitória de Richter Belmont e Maria Renard contra Dracula (no ano de 1792). Cinco anos se passam e o castelo de Dracula reaparece. Porem, diferentemente de como havia acontecido diversas vezes no passado, não havia nenhum Belmont para derrotar o Conde, pois Richter havia desaparecido sem deixar pistas de seu paradeiro após o combate há cinco anos. Eis que Alucard  (filho de Dracula) decide acordar de seu sono profundo para ir atrás dos servos de seu pai. Chegando ao castelo Alucard descobre que Maria Renard também estava lá à procura de Richter. Maria e Alucard então se unem para descobrir o que se passava dentro do Castlevania e alem disso, colocar um ponto final nos planos dos seguidores de Dracula,  que sob a liderança de um velho conhecido, pretendem trazer seu mestre de volta a vida com seus poderes máximos. Castlevania: Symphony Of The Night também teve uma versão para Sega Saturn (de 1998), onde havia uma localidade nova no mapa do castelo, dois Familiars exclusivos, alem de ser possível jogar também com Maria Renard (lembrando os velhos tempos de Rondo Of Blood). Porem, essa versão não teve uma tradução para o Inglês. Por fim, o jogo foi trazido como conteúdo desbloqueável no PSP em Dracula X: Chronicles (de 2007), também com Maria como personagem jogável e ainda com alguns novos efeitos sonoros.

Jogabilidade: como eu havia dito antes, Symphony Of The Night trouxe a série muitos novos elementos. Primeiramente, o cenário foi completamente alterado em relação aos Castlevania anteriores. O seu destino não está apenas em uma direção. Os cenários são abertos e podem ser explorados por completo (lembrando talvez o que a série Metroid já havia feito, desde seu primeiro lançamento). Não existem mais fases, mas sim diferentes localidades do castelo, que juntas formam um ciclo que será fechado e o jogador poderá retornar a qualquer ponto quando bem quiser. Alucard terá um mapa gigantesco para explorar, que conta com paredes e solos falsos,  itens secretos e muitos outros detalhes que complementam o processo de exploração. Alias, o sistema de itens também foi uma inovação que chegou com tudo, sendo que Alucard não tem uma arma fixa como os Belmonts. É possível usar diversas armas que são encontradas no castelo ou compradas (no Shop localizado na Biblioteca), que variam desde espadas até cajados, alem de outros equipamentos como armaduras, escudos e anéis que dão atributos extras (muitos dos itens também serão adquiridos através do famoso sistema de Drop dos RPGs). Outro ponto interessante é o fato de Alucard ganhar Level durante sua aventura, assim aumentando seus status básicos. Algumas magias podem ser executadas através de comandos específicos ou com o uso de itens e armas especificas. Existem ainda as transformações de Lobo, Névoa e Morcego, cada uma dando acesso a locais específicos (sendo que Upgrades para as transformações também serão adquiridos, aumentando sua efetividade). Alucard também contará com a ajuda dos Familiars, que são pequenos seres com diferentes habilidades e características, que ganham Level individualmente (tornando-se cada vez mais poderosos e úteis). Há também itens de Upgrade chamados de Life Max Up e Heart Max Up, que aumentam a vida e o número de corações, sendo que todos os chefes darão um Life Max Up após serem derrotados (os demais Life Max Up e os Heart Max Up serão encontrados ao longo dos mapas, muito em locais secretos). Os corações têm a mesma finalidade dos Castlevania mais clássicos: são consumidos pelo uso das Sub-Weapons, que seguem com o mesmo estilo tradicional de uso, exatamente como nos demais games. Como eu havia dito, Castlevania: Symphony Of The Night de uma forma geral abriu as portas para entrada de novos elementos nos games da série, que seriam utilizados em todos (ou praticamente todos) os games seguintes, mesmo que com alterações muito significativas. Uma verdadeira revolução na franquia!

Pros: excelentes gráficos, com um clima muito seu, que marcaram em uma geração onde o 2D começava a perder suas forças (o que tornou esse game um símbolo de sua época, servindo inclusive de guia para outras produções posteriores da série); trilha sonora exemplar, com canções que completam a ambientação de cada localidade dos mapas, fazendo história na vida dos Gamers (quem não sente arrepios até hoje, só de lembrar de Dracula's Castle?); boas dublagens nas vozes dos personagens, que mostram diálogos magistrais, dignos de serem decorados; mapa enorme à ser explorado, com centenas de passagem secretas que proporcionam uma exploração complexa, que acima de tudo motiva o jogador a jogar mais e mais para descobrir todos os segredos do Castlevania (rumo a máxima porcentagem do jogo); uma quantidade absurda de armas, equipamentos e itens estão disponíveis para Alucard, incluindo armaduras, mantos, escudos, espadas (pequenas e gigantes), maças, cajados, facas, luvas e muito mais;  os cenários são todos muito bem desenvolvidos, assim como todos os inimigos (que alias são muitos. Até aqui, certamente disparado o maior Bestiary da série!) e mais ainda os chefes, que sempre mostram uma surpresa para o jogador; o clima do jogo passa um ar sombrio, vampiresco, que é trazido por todo o conjunto da obra, inclusive pelo enredo, que é bastante envolvente (com alguns questionamentos interessantes sobre o próprio Dracula).

Contras: os extras poderiam ter sido mais bem elaborados. O Gameplay com Richter Belmont (disponível após terminar o game com Alucard), por exemplo, é extremamente vago, sendo na verdade uma repetição do jogo de Alucard, sem uma historia especifica. Não é difícil pensar no quanto isso poderia ser melhor, gerando ainda mais roteiro para o jogo.

Screenshots:











Trailer:


Considerações Finais: Castlevania: Symphony Of The Night é um game que marcou a vida de quase a totalidade das pessoas que tiveram um PSX. O jogo foi um dos maiores sucessos de sua geração, tendo feito também a série Castlevania alcançar um número muito maior de fãs (pois muitos tiveram acesso à ela somente aqui, logo se interessando em buscar os demais games, mais antigos). Uma obra de poucos defeitos, que em nada deixa a desejar, trazendo uma revolução geral para o modo de produção tradicional da Konami, tornando-se um novo ponto de inspiração para os demais maravilhosos Castlevania. Muitas características de RPGs unidas com um muito bem elaborado sistema de exploração, incontáveis itens e equipamentos, inimigos que não acabam mais e um enredo envolvente que trás devolta um dos protagonistas mais amados pelos fãs, resultaram em um dos melhores games da franquia... e dos videogames! Se você ainda não jogou (possivelmente tendo vivido em uma caverna nos últimos 14 anos, sem nenhuma tecnologia por perto!), não deixe passar mais tempo! Symphony Of The Night é obrigatório, e garantia de satisfação! Em breve, mais Castlevania para vocês! Abraço a todos!


25 comentários:

  1. Como sou um asno xD
    Quando ganhei meu Saturn, só tinha Virtua Fighter e Sonic, fiquei meio triste na época pela falta de jogos. Tive que implorar pra trocar por um ps1.
    Mas depois que conheci SotN, me arrependi de vendê-lo *-*
    LOL, a versão Japonesa é ainda mais awesome, sorte que graças ao dono do blog, já tenho a emulação de Saturn xD
    -
    Fora meus infortúnios, esse foi um game que marcou minha vida, assim como FF4 e Demon's Crest, que foram os que mais marcaram... Ficava horas jogando isso no meu ps1, discutindo sobre a metafísica que eles nos proporciona(What is man?). Eu, sempre fui à favor do Dracula, a humanidade é podre, todos tem que morrer pra esse mundo ser purificado, sem exceção. E sempre quis que um dia ele vencesse. Como eu odeio pessoas, Castlevania foi um prato cheio pra mim.
    Desde o Cv 3(início) até o AoS("fim") cronologicamente. rs
    Nostalgia Tremenda. *-*

    ResponderExcluir
  2. De fato Symphony Of The Night é um game extremamente marcante! O roteiro traz certos questionamentos muito bons. Podemos defini-lo simplesmente como um dos melhores games de todos os tempos, como eu já havia dito no final do review. Alias ... eu sei até hoje todo o dialogo de Dracula vs Richter XD. Valeu pela visita Raul! Daqui a alguns dias voltarei com mais Castlevania. Da proxima vez possivelmente com o meu favorito.

    ResponderExcluir
  3. rs,
    Estarei acompanhando ^^
    Não posso dizer um favorito, mas o AoS, SotN, LoI e SC4 destacam-se.
    Ótimo blog! Um dos últimos jogos metafísicos ^^
    Deveria ser mais bem explorado pela Konami, já ouvi boatos do Filme, do Anime... Mas estão todos na gaveta.
    A RARIDADE do mangá também é bom, se é que ele ainda existe, as artworks dele são maravilhosas, mas é muuuito antigo, sucessor ao CV3, que conta a história dos descendentes dos 4 guerreiros que mataram Vlad pela primeira vez. Parabéns pela review ^^

    ResponderExcluir
  4. Valeu! De fato para mim tambem é dificil dizer qual o meu Castlevania favorito, pois todos são muito bons! Mas eu fico com Order Of Ecclesia. Mas acho que quase ninguem concorda comigo nessa preferencia...

    ResponderExcluir
  5. Esse é um dos grandes jogos da minha vida, não tenho ideia de quantas vezes já zerei ele. E agora só de olhar as fotos de novo no blog me deu vontade de jogar de novo. O Order of Ecclesia eu não joguei (meu problema em jogar no pc) então acho esse o melhor mesmo, hehehe
    Edu-jb

    ResponderExcluir
  6. Nassaaa, Symphony of the Night é O JOGO!

    Assim, pense num jogo de PS1 que ti leva para um lado vampiro (do tipo que não brilha no Sol) muito abrangente e sombrio.
    Com uma jogabilidade indiscutível, trilha sonora INCRÍVEL, personagens marcantes, dublagens sinistras, esse game é realmente uma OBRA-PRIMA. Sem falar no roteiro e o modo como a história percorre o cenário. Aquele discurso inicial do Richter e do Drácula, nunca mais esqueço.

    Ainda tem a tal da versão para Saturn que fechei incontáveis vezes, conseguindo até chegar a Matrix Room do game (Sala de testes de um jogo) através de alguns bugs.
    E fala sério, nada mais extraordinário que queimar zumbis, explodir esqueletos e decapitar demônios jogando com Maria Renard.

    ResponderExcluir
  7. Não da outra pra mim XD tb considero SotN um dos melhores jogos 2D jah feitos rsrs
    O jogo eh simplesmente magnifico
    Conheci os de ps2 mas sinto falta de alguma coisa q encontro somente no SotN
    Joguei inumeras vezes tb marcando minha infancia xD
    Aquela conversa de ritcher com o dracula ficou tão famosa q jah vi ate parodias sobre

    ResponderExcluir
  8. Time Keeper: devo confessar (apesar de que possivelmente eu vá ser criticado por muitos) que eu tambem sinto esse "vazio" nos Castlevania de PS2, mas não somente se comparado com o SOTN, assim como se comparado com qualquer outro em 2D (de SNES, GBA, Nintendo DS). Os Castlevania de PS2 são muito bons. A Konami conseguiu manter o nivel da série fazendo a dificil mudança do 2D para o 3D. Porem, para mim a magica que a série tinha no 2D não se encaixa no 3D, justamente deixando essa impressão de "faltar algo". Mas como eu sempre digo, isso é apenas minha opinião.

    ResponderExcluir
  9. Edu-jb: tambem já perdi as contas de quantas vezes já zerei esse game. E essa vontade que te deu de jogar novamente enquanto olhava as Screenshots foi exatamente a mesma vontade que me deu enquanto eu escrevia o review :)
    Esse jogo é incrivel!

    ResponderExcluir
  10. Digo q falta algo ao comparar com SotN porq eu só joguei o SotN dentre os castlevanias 2D RPG sabe? Tenho certeza q concordaria com vc ainda mais kso jogasse os outros
    Não me encantei mt com os títlos lançados pra ps2 por conta da mesma coisa xD mas tb não sei explikr oq falta nesses castlevanias xD talvez alguem q comece por eles possa gostar mais doq quem começa pelos 2D

    ResponderExcluir
  11. TimeKeeper:

    Assim ó, eu joguei um de N 64, não lembro do título, mas cê vira lobisomen e pá, bom, joguei algumas horas de jogos e sinceramente...SotN destrói.

    O CoD é fantástico, melhor de PS2.
    O LoI é bonzinho...Leon Belmont fica fuderoso.
    o LoS é bom, muito bom mesmo. (:

    ResponderExcluir
  12. Time Keeper: concordo com sua observação. Acho que quem começa pelos Castlevania 3D talvez posso preferir eles. Isso talvez seja mais uma questão de costume, ou seja, estamos acostumados com o estilo Castlevania da velha escola. Mas de qualuqer forma, como eu havia dito anteriormente, eu gostei bastante dos de PS2, mas faço minhas as suas palavras: tb não sei explikr oq falta nesses castlevanias xD²

    ResponderExcluir
  13. Duas séries que sou fã é Metroid e Castlevania, e sem dúvida SotN tem sua base de jogabilidade, mapa, upgrade, porcentagem, etc... herdadas de Metroid. mas falando de Castlevania, esse jogo é perfeito, quando eu achava que ja tinha visto tudo, sempre descobria mais, pois nakela época eu não tinha internet pra procurar segredos... a versão é de PS1 é superior em gráficos, som, quase tudo, porém no Saturn tem algumas áreas a mais, um chefe e dois familiars. Depois de SotN tive a honra dse terminar as versões de GBA, e no DS falta apenas o Order of Ecclesia. Abraço

    ResponderExcluir
  14. Pra mim Symphony of the Night tem a melhor OST de todos os tempos ao lado de Chrono Trigger.

    ResponderExcluir
  15. Giovani J.S: sem duvida SOTN tem uma das melhores OSTs de todos os tempos. Certamente entre minhas favoritas, juntamente com Star Ocean e Super Robot Wars OGs/OG Gaiden.

    ResponderExcluir
  16. Sobre essa dificil mudança do 2d para 3D, acho q Metroid foi muito mais feliz que Castlevania, quem jogou o Other M do wii sabe disso.

    ResponderExcluir
  17. Cara... devo confessar que Metroid Other M me impressionou muito. Acho incrivel a maneira como o clima dos Metroid clasicos (em 2D) continua o mesmo em Metroid Other M. Tudo foi passado para o 2D de uma maneira perfeita. De fato, concordo plenamente com você: Metroid foi mais feliz que Castlevania na passagem do 2D para o 3D. Depois de ver um game incrivel como o Other M, acho que isso fica praticamente induscutivel.

    ResponderExcluir
  18. vou aqui separar 2 tipos de jogadores.

    eu sou jogador de Castlevania, desde o primeiro, jogos os antigos e os atuais, conheço a historia, conteudo é o que não falta, Castlevania SOTN foi um dos melhores Castlevanias e tal, recomendado pra qualquer jogador.

    Jogadores fãs do Alucard e apenas do SOTN: não se interessam pelos outros Castlevanias, so porque não tem o Alucard como do SOTN, mas desconhecem a historia do mesmo, não sabem nem que o Alucard tem filho e que ja lutaram juntos, acham que Alucard apareceu primeiro no SOTN, mas não foi.

    Mas falou de Castlevania ta falando comigo kkkkk, otimo post,bem explicado resumidamente, me faz lembrar das revistas de games antiga que eram muito boas, parabens pelo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Artur. Eu tambem comecei em Castlevania mais cedo, mais especificamente em Dracula X (até onde me lembro). Adoro todos os Castlevania e, modestia à parte, tenho um conhecimento gigantesco sobre a série (até por me faltarem bem pouco para ter zerado tudo já lançado). Castlevania: Symphony Of The Night é um game incrivel, sensacional. Sua fama foi merecida, pois ele foi muito importante para os demais games da série. Porém, devo concordar com você: ele gerou muitos fãs do Alucard em si, que só jogam o game pelo Alucard e se não tivesse ele não jogariam, pois não sabem apreciar as verdadeiras qualidades dessa grande obra (além de não conhecerem a historia do Alucard, que começou "alguns" anos antes)! Mas ai entramos em outra questão: esses ultimos jogadores citados são o que costumo chamar de "jogadores casuais". Nós somos Gamers! Acho que deu pra sacar a diferença, não é? Abração Artur! Até mais! Volte sempre que puder!

      Excluir
  19. Ai obrigado a vc´s que postaram o castlevania eu tava em duvida sobre qual game de psx eu ia jogar mais depois de ler tudo acho que já me decide vai ser o meu amado castlevania vou rever o meu dracula de traz para frente >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que ajudei em sua decisão. Alias, boa decisão, pois Castlevania: Symphony Of The Night é sinônimo de qualidade absoluta! Grande game, sem dúvida! Uma braço a você e volte sempre que puder! Até mais!

      Excluir
  20. Cara, não canso de repetir que esse é o melhor game do PSX.
    Em inúmeros aspectos, o jogo torna-se um pouco fácil(pra num dizer facílimo) pra quem já sabe de todos os truques do game.
    Até os bugs do game são legais e divertidos de fazer (quem viu o bug do Heart of Refresh vai entender o que to falando), sem contar no primeiro diálogo do game, que acontece entre Richter e Drácula. Fantástico!

    Ta ai um game que vale a pena passar horas e horas desvendando até o último ponto do Castlevania.

    Consegui finalizar o game com meu honráveis 400% de exploração do mapa.

    Abraço pro nosso saudoso Mr. Game. (:

    Valeu (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, e ai Juão Lucas! Tudo tranquilo brother? Concordo com você. A exploração de Symphony Of The Night é tão divertida que explorar um minimo ponto do mapa parece divertido. Tudo nesse game é sensacional: os gráficos, a trilha sonora, a jogabilidade como um todo, as diversiadades de itens e possibilidades encontradas no Castlevania E, os diálogos, que convenhamos: são daqueles para serem decorados (como eu não me canso de dizer por ai)! Valeu pelo comentário Juão! Volte sempre que puder brother! É bom ter seus comentários por aqui! Até mais! Abraço!

      Excluir
  21. Simplesmente o melhor Castlevania que já joguei até hoje! Os segredos do jogo (passagens secretas, itens, transformações) são muito bons! Sem contar com as magias, tanto do Alucard, quanto das armas. Lembro que as vezes eu deixava as medusas me transformarem em pedra somente para eu ficar na forma de monstro. Mas tem uma coisa nesse Castlevania que, ainda levo como um sonho distante, é jogar com a Maria. Ouvir dizer que dava, mas somente na versão original - japonesa. Porém nunca vi ninguém dizer que já jogou com ela. Sem contar que diziam que tinha que fazer várias coisas, outros apenas que precisava zerar o jogo e pronto. Não sei como faz, mas eu queria jogar com ela queria.

    ResponderExcluir
  22. Eles deviam ter feito uma emulação para ps2 tipo collection como fizeram com megaman x!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...