domingo, 9 de outubro de 2011

CASTLEVANIA: DRACULA X!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Ação/Aventura, Side-Scrolling 
Plataforma: PC Engine, Super Nintendo, PSP
Ano de Lançamento: 1993, 2007
Produtora: Konami
Revisão: como todos bem sabemos, Castlevania é uma das séries mais famosas dos videogames, que foi sucesso desde seu primeiro lançamento ainda nos anos 80. Entre grandes sucessos da franquia está Dracula X, que acabou tendo diversas versões para diferentes plataformas. Talvez  o mais conhecido tenha sido Dracula X do SNES, mas o projeto inicial partiu na verdade do game Dracula X: Rondo Of Blood (que acabou tendo limitação em seu alcance por nunca ter ganhado uma versão em Inglês, ficando apenas no Japão). Mais recentemente a mesma historia ganhou uma versão para PSP chamada Dracula X: Chronicles, que também foi alvo de criticas muito positivas e teve uma boa aceitação por parte dos fãs, especialmente pelo seu estilo gráfico que chamou muito a atenção da mídia logo nos seus primeiros anúncios.  De uma forma geral, todos os games com o titulo "Dracula X" contam o mesmo Storyline, porém com algumas poucas diferenças em seu desenrolar. Pois bem: 100 anos se passam após a vitória do caçador de vampiros Simon Belmont, que conseguiu banir do mundo o Conde Dracula e suas forças malignas em sua última jornada. Dracula retorna ao mundo através de um ritual de sacrifício e captura algumas jovens moças para mantê-las como prisioneiras nos calabouços do Castlevania. Entre elas estava a namorada de Richter, Annette, e sua irmã mais nova, Maria Renard (já conhecida pelos jogadores de outro Castlevania, que na época tinha apenas 12 anos de idade). Richter Belmont então parte para sua missão, armado com o lendário Vampire Killer (o chicote passado de geração em geração pelos Belmont, que guardava os poderes sagrados do clã), com o objetivo de derrotar o imortal Conde por mais uma vez e resgatar Annette e sua irmã Maria, livrando também o mundo da maldição de Dracula. Vale a pena lembrar que as versões Dracula X: Rondo Of Blood e Dracula X: Chronicles (já citadas acima) contêm um enredo mais completo, com fatos que se ligam diretamente com Castlevania: Symphony Of The Night. A versão de SNES é mais resumida, não deixando tão explícitos tais fatos e ligações.

Jogabilidade: Dracula X em todas as suas versões têm como base o estilo clássico da série: você controlará seu personagem num plano 2D, onde terá de enfrentar diversos inimigos e obstáculos (como plataformas distantes, cercadas de buracos). Será possível controlar dois personagens diferentes: Richter e Maria. No controle de Richter, sua arma será o chicote, sendo que você terá também as clássicas Sub-Weapons, que contam com um poderoso especial que causa grandes danos (e também grande consumo de corações). Já controlando Maria, você terá a ajuda de alguns animais, sendo que o ataque básico da jovem é uma pomba que voa em direção aos inimigos, retornando para ela logo em seguida (os demais seres funcionam como as Sub-Weapons de Richter, gerando diferentes resultados). Além disso, a velocidade de Maria é muito maior que a de Richter, além de seus saltos terem uma precisão mais exata. No final de cada fase você terá de encarar uma Boss Battle e ao longo do game você terá diferentes caminhos a seguir, sendo possível optar por qual achar melhor trilhar. De resto, se você jogou os Castlevania mais antigos, deve imaginar mais ou menos como as coisas funcionarão em Dracula X, pois sua jogabilidade segue mesmo as tradições em quase todos os aspectos. Vale lembrar que a personagem Maria não está disponível como jogável na versão de SNES.

Pros: bons gráficos em todas as suas versões (chamando mais atenção em Dracula X: Chronicles, onde o até então incomum estilo 3D Side-Scrolling foi utilizado); a possibilidade de escolher mais de um caminho tornou o game muito interessante, assim como controlar mais de um personagem, o que causa uma boa variação no jogo; o enredo é muito bem desenvolvido (especialmente nas versões de PC Engine PSP), trazendo grande satisfação para quem procura as origens do famosíssimo Symphony Of The Night, clássico do PSX; além do Storyline, alguns outros elementos familiares começaram a surgir aqui (inclusive você irá reconhecer boa parte dos inimigos, sendo que muitos deles foram levados para outros títulos da franquia). Um desses elementos é o fato do game começar a mostrar cenários mais amplos, de exploração mais irregular, indicando talvez o protótipo do novo processo de criação na série; o jogo tem uma dificuldade bastante balanceada, não sendo nem fácil e nem extremamente difícil; a versão de PSP trouxe boas animações  para contar o enredo, dando um clima mais interessante e bem mais chamativo para a obra.

Contras: podemos citar como um contra o problema encontrado em praticamente todos os Castlevania mais antigos (fato esse é percebido em menor escala no Remake de PSP): a jogabilidade atrapalha um pouco na hora de pular de buracos ou escapar de ataques poderosos dos inimigos. Isso ocorre pela tradicional imprecisão e lentidão dos movimentos dos protagonistas (aqui Richter, na verdade, pois Maria  se salva nessa história).

Screenshots (PC):













Trailer (PC):















Screenshots (PSP):









Trailer (PSP):


Considerações Finais: Dracula X é um grande game, especialmente por ter ajudado a moldar novos elementos que serviriam de base para os próximos Castlevania. Todas as versões do game merecem ser jogadas (mesmo que para boa parte dos fãs, e talvez até mesmo para a Konami, Rondo Of Blood/Chronicles seja oficialmente o quinto Castlevania). Simplesmente clássicos imperdíveis, que mostrarão o que viria a se tornar um dos games mais idolatrados dentro da série. Particularmente, meu Castlevania favorito do estilo mais tradicional, por conta de muitos motivos! Quem ainda não jogou, jogue!  Vale cada segundo! Não esqueçam de deixar seus comentários! E antes de me despedir, deixarei o link para a minha review de Castlevania: Symphony Of The Night (que está ai no nome. Só clicar e você estará na página!). Então é isso pessoal! Até mais!  Nos vemos por aqui!


14 comentários:

  1. Um dos meus games prefeirdos de todos os tempos! Só gostaria de especificar que o game saiu para PC Engine (um console das antigas) e não para o PC como conhecemos hoje. Para rodar no PC é rpeciso um emulador (que vc já deve ter incluido no download né^^.E você poderia ter incluindo a versão do SNES, que apesar de ser a pior das três, ainda é um Castlevania. Eu terminei primeiro a versão do SNES quando tinha 10 anos em 97, mais tarde terminei a versão original (muito superior) em um emulador de PC Engine. Por fim, ano passado pude jogar a versão do PSP, que tem um visual surpreendente, porém, olhando d euma forma geral, prefiro a versão de PC Engine, pois no PSP o Richter parece mais pesadão, e não tem akelas ilustrações sequenciais incriveis. Abração, sempre estarei comentando por aki, sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Perdão pelos possiveis erros Giovani. Vou por lá em cima a SNES, junto com PC e PSP (só fui perceber agora que não havia botado). Já sobre a versão de PC: até onde eu sei (e testei), o game foi lançado para PC mesmo (computador). Tanto que no Download não há um emulador. O jogo é instalado na maquina, exatamente como qualquer game de PC. Mas de qualquer forma, me desculpe pelos possiveis erros! Continue acompanhando e comentando! Abração amigo!

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, rondo of blood foi uma revolução aos Castlevanias, pois ele revolucionou em termos de gráficos e sons. Mas na minha opinião ele fica um pouco atrás de Super Castlevania 4, tanto por ele não ter uma mobilidade muito boa, por voltar a ter os mesmos erros de movimento dos Castlevanias antigos(o que dificulta a jogabilidade), e não me agradou muito o sistema de subweapons, já o SC4 é só você e o chicote, em um desafio de reflexos e habilidade. Na minha opinião, o melhor Castlevania "Belmont oldstyle" é o SC4 ^^, não que o Rondo seja ruim, mas apenas pecou nesses aspectos, mas isso não influi muito na jogabilidade. Mas fora isso, Dracula X também trouxe o grande sistema de item crash e outro jogador. Enfim, nada nesse mundo é perfeito, tem seus prós e contras.

    ResponderExcluir
  4. E a versão de SNES está incluida XD. O Download está ali e ela foi citada na review ^^. Só não havia incluido em "Plataforma". Mas o erro já está corrigido! Concordo que a versão de SNES tem muito valor. Porem, é um resumo do Rondo Of Blood (oq é justificavel, pois passar a tecnologia de CD para um cartucho seria impossivel sem cortes). Mas oficialmente Rondo Of Blood teria uma verdadeira ligação com Symphony Of The Night, pois explica os pontos fundamentais dessa ligação entre as duas obras.

    ResponderExcluir
  5. Talvez o game tenha saído para PC e eu não sabia mesmo, mas a versão que joguei era um emulador feito especifico pare este jogo (com o jogo embutido) e que precisava ser intalado. Mas se saiu para PC é melhor ainda^^.

    ResponderExcluir
  6. É exatamente o que eu costumo dizer Raul: nenhum game é perfeito. Mas de fato Rondo Of Blood foi uma revolução, especialmente dentro da série! Continue visitando sempre! Aos poucos todos as Castlevania vão aparecendo por aqui! Abraço! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  7. Beleza Giovani. Mas como eu disse, posso estar errado. Afinal, estou bem longe de saber tudo sobre games. Alias, fico feliz em você contribuir para as correções de possiveis erros. Opiniões, sugestões e correções sempre são bem vindas!

    ResponderExcluir
  8. Quanto aos outros castlevania, vou esperar os posts. Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Mr. Game World, vc conhece a revista Old Gamer?

    ResponderExcluir
  10. Perdão pela ignorancia Giovani, mas eu não conheço. Na verdade costumava comprar revistas muito nas antigas, mas depois que tive acesso a internet eu deixei elas de lado XD. Então nunca tive uma coleção muito grande de revistas^^. Por que da pergunta?

    ResponderExcluir
  11. A revista OldGamer é uma revista nova da editora europa, está na sétima edição eu acho, é voltado aos games clássico, tem ótimas matérias, posters, e tem um espaço para uma matéria do leitor (com experiencias pessoais sobre o game,etc), o que poderia ser um bom lugar para um de seus reviews. Procure em alguma banca que vc encontra.

    ResponderExcluir
  12. Dracula X do snes Konami deu uma cagada sahusuahsa ferraram com o jogo...
    a proposito Mr. Game, Konami anunciou um castlevania pro 3ds "na verdade vazou" se chama Mirror of Fate, inclusive o Mr. Koji Igarashi que é o cara que trouxe elementos de RPG a serie não está no time desse novo Castlevania, deve ser algo parecido com o Lord of Shadows

    ResponderExcluir
  13. fiz praticamente um spoiler de outro Castlevania nem sei se podia fazer isso, mas falou de Castlevania né to dentro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso cara, nem esquenta. As regras do Blog são bem claras: "Não dar Spoilers sobre a história!", o que você não fez em momento algum. Portanto, você apenas deixou uma informação, nada demais (até porque se tivesse deixado Spoilers sobre a história, seu comentário não estaria mais aqui XD hehheheheheh. Desculpe, mas regras são regras). Bom saber desse Castlevania que "Vazou", bela informação tu me deu! Porém, o 3DS está "um pouco" fora dos meus planos nesse ano... então, provavel que tão cedo eu não tenha acesso a ele. Mas de qualquer forma, informação anotada! Abraço Brother! Nos vemos por aqui! Com o tempo, todos os Castlevania estarão aqui no Blog (fora uma postagem vampiresca que estou praparando pra daqui a uns 3 meses, que será... ops... surpresa!) Até mais Artur! Volte sempre!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...