segunda-feira, 12 de setembro de 2011

SHADOW OF THE COLOSSUS!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Ação/Aventura
Plataforma: Playstation 2, Playstation 3 (HD Collection)
Ano de Lançamento: 2005, 2011
Produtora: Team ICO
Revisão: depois do lançamento de ICO (game de 2001, com o qual Shadow Of The Colossus compartilha algumas semelhanças), a produtora Team ICO já havia ganhado respeito entre os Gamers. Como se esse respeito não pudesse aumentar ainda mais, a produtora decide lançar em 2005 mais um game de genialidade indiscutível (assim como foi ICO, quatro anos atrás): Shadow Of The Colossus, que logo nos primeiros momentos de seu lançamento, já alcançou sucesso imenso, com criticas positivas unânimes entre aqueles que o jogaram. E não somente isso, pois ainda foi premiado como Game da Década (tendo ganhado em diversas categorias, competindo inclusive com títulos já da próxima geração, do Playstation 3).  Todo esse  respeito e imediatos elogios se devem à uma série de fatos que realmente tornam essa uma das obras mais maravilhosas e fascinantes do mundo dos games, assim como veremos ao longo de toda essa review. Então, esteja convidado para seguir-me nessa leitura, que lhe dará todos os motivos para não deixar esse game passar em branco! Agora, vamos de história: tudo inicia-se com um jovem viajante (comumente chamado de "Wander", devido ao nome Japonês do game: "Wander And The Colossus"), montado em seu fiel cavalo Agro, cruzando longos cenários cercados por beleza natural, com a bela garota Mono coberta em seus braços. Após algum tempo de viajem, Wander chega ao paraíso conhecido como "A Terra Proibida". No centro do local, havia um Templo, onde o viajante deita a bela Mono em um altar, tirando a capa que a cobria. Nesse momento, uma estranha voz, vinda de uma misteriosa entidade, passa a se comunicar com o jovem através dos céus, dizendo-lhe que a alma de Mono só retornaria se todos os Ídolos do Templo fossem derrubados. Para isso, seria necessário um longo trabalho: caçar os 16 Colossus da "Terra Proibida", únicos habitantes do Paraíso (e reencarnações dos Ídolos do Templo)! Assim, Wander parte para sua missão, para então poder salvar a vida de Mono, custe o que custar! E aos jogadores que ainda não se aventuraram nessa verdadeira obra de arte dos games, preparem-se para algo JAMAIS visto antes! 

Jogabilidade: dentre todas as peculiaridades desse titulo, a jogabilidade sem dúvida é uma delas! Podemos dividir o Gameplay em dois conceitos: a exploração e os combates. Começaremos pela exploração: como dito acima, a missão de Wander é derrotar os 16 Colossus. Porém, antes de enfrentá-los, você deverá primeiro encontrá-los. Para isso, você se utilizará da espada do jovem, que se apontada para qualquer direção, refletirá os raios do Sol. Girando o personagem, você perceberá que os raios Solares serão muito mais fortes em um determinado ponto (traçando uma linha clara de luminosidade para a direção em questão). O ponto em que ocorrer essa diferença será a direção para onde você deverá seguir, pois lá será o lar de um dos Colossus! É ai que entra a genial exploração desse game: para chegar ao local exato dos combates, você deverá descobrir por conta própria (com uma imensa liberdade) as rotas corretas para chegar a seu destino, sempre usando a luz Solar refletida pela espada como guia para não se perder. Durante a busca, você poderá montar no cavalo Agro para tornar o processo mais rápido (porem, obviamente Agro tem suas limitações, sendo que em certos pontos você deverá seguir sozinho). Caso o cavalo se distancie muito de você, será possível chamá-lo para que ele se aproxime. Agora vamos às explicações sobre os combates (o aspecto mais incrível do Gameplay): sempre que encontrar um dos Colossus, você irá se deparar com um ser GIGANTESCO! Para derrotá-lo, você deverá encontrar seu ponto fraco escalando seu corpo (com o passar do game, os Colossus começam a ter mais de um ponto fraco). Isso sempre se torna um desafio, pois o ponto de partida da escalada inicialmente é um mistério. Wander contará com um assovio, que servirá para chamar a atenção dos Colossus (além de chamar Agro, caso ele esteja por perto), fazendo com que eles se aproximem e ataquem (normalmente a chave para começar a escalada). Após pendurar-se no monstro, você deverá permanecer nesse estado, sendo que ele começará a sacudir-se com a intenção de derrubar o protagonista, que tem um limite de força. Sendo assim, quando você alcançar um ponto plano da anatomia do inimigo, tente soltar-se dele para poder recuperar a força do personagem. Resumindo tudo: as batalhas contra cada um dos Colossus são acima de tudo épicas! Precisa de mais motivos para concordar com toda a critica positiva em relação a Shadow Of The Colossus? Vamos continuar com os Pros então!

Pros: a arte gráfica é impressionante, sendo o game sempre citado como o dono de um dos melhores gráficos de uma geração inteira, contando com cenários belíssimo, inimigos assustadoramente grandes e efeitos visuais sensacionais, com um jogo de luz e sombra que se tornaram característica nas impecáveis produções da Team ICO (que já havia mostrado efeitos impressionantes para sua geração, em ICO); a jogabilidade é inovadora, com vários conceitos que consagraram e premiaram o jogo, a começar pelas memoráveis batalhas contra os Colossus. Todas são incríveis e desafiadoras, sendo que exigem atenção dos jogadores, tanto para descobrir como começar a escalada (o que se define quase como Puzzles na aventura) quanto para encontrar os pontos fracos na anatomia dos gigantes, que parece interminável; o cavalo Agro torna a jogatina ainda mais interessante. O animal se comporta quase como um cavalo de verdade, além de ter uma movimentação muito detalhada; o clima da aventura é peculiar, trazendo uma sensação de solidão e busca por sobrevivência (que é potencializada pela possibilidade de alimentar-se de frutos colhidos de árvores ou até mesmo lagartos que podem ser caçados, sendo que ambos trazem benefícios enormes); os cenários são imensos, e a liberdade de exploração é grande, com possibilidade de escalar montanhas, nadar em grandes lagos, cruzar florestas, desertos, cavernas ou grandes ruínas perdidas; o enredo é excelente (ainda que um pouco confuso), trazendo uma temática inicialmente simples, que acaba se mostrando cativante e envolvente, contrariando completamente a lógica (coisas que só mesmo Fumito Ueda consegue fazer)!

Contras: o que eu poderia dizer aqui é que Shadow Of The Colossus é uma obra para poucos (que acabam se tornando muitos). Se você espera inimigos e ação para todos os lados, é bom saber que não será aqui que você encontrará esses elementos. Agora, se você procura algo à ser apreciado por sua incrível produção geral, que se torna empolgante por suas próprias característica, Shadow Of The Colossus foi feito para você (para mim, um dos games mais emocionantes de todos os tempos)!

Screenshots:











Trailer:
 


Considerações Finais: Posso garantir à você que ainda não jogou Shadow Of The Colossus: o prêmio de Game da Década (2000-2009) não foi dado à ele por nada! A partir do exato momento que a abertura do game começa a rolar, já é possível perceber que algo histórico está por vir. A arte gráfica é impressionante, utilizando-se de uma engine que é marca da Team ICO, que não deixa de impressionar por um milimetro se quer em sua tela. Mas saindo do que é evidente, o Gameplay também quebrou limites, trazendo aos Gamers surpresas, mostrando que o Playstation 2 tinha sim muito o que apresentar ainda, até que chegasse finalmente à seu limite. Uma mistura de medo e fascínio envolve o jogador ao se deparar com os Colossus (que não tem esse nome à toa), que parecem ser imortais a primeira vista! E as batalhas contra cada um deles são absolutamente marcantes, cada uma de sua forma, sendo que os enormes monstros se diferenciam bastante entre si (podendo ser aquáticos, aéreos ou terrestres). E o melhor: todo esse Gameplay ocorre em um ambiente de produção espetacular, onde as buscas impressionam por ser tão extensas e livres. Com certeza, se você leu essa review e viu o Trailer acima, já está mais do que convencido de jogar Shadow Of The Colossus! Portanto, vou ficando por aqui, pois sinceramente: o game falará por si! Um forte abraço a todos os leitores! Muito obrigado a todos que acompanham o PrettyCoolGames.Blogspot! Deixem seus comentários, e não esqueçam de conferir minha review de ICO (basta clicar)! Até mais pessoal!


7 comentários:

  1. Esse jogo me traz grandes recordações, um game maravilhoso. lembro de estar jogando de madrugada com minha namorada (ela matou varios colossus^^)e lutarmos contra o sono só pra ver como era o próximo chefe. o último chefão levou um tempão, mas foi na raça, morrendo e aprendendo.
    Ótima matéria,conheci o blog agora pq me add no orkut, vou acompanhar daki pra frente.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Sem duvida um grande game Giovani. Realmente era emocionante enfrentar os Colossus. Sempre eram batalhas épicas! Obrigado pela sua visita e volte sempre! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Esse jogo é simplesmente perfeito, não tem contras, de boa. A jogabilidade é sensacional, e pra quem curte desafios, no youtube há videos de como vencer os inimigos com um tempo melhor no time trial (que abre após o zeramento) e outros níveis de dificuldade. Mas pra isso vc deve usar bem os impulsos e a movimentação do próprio colosso. Sobre a história, bem, quem acompanha os jogos do criador do shadow, vê que o forte dele não é explicar as coisas, mas acho que isso que torna a série mais interessante ainda, ainda mais que se for observar, alguns jogos tem uma ligação bem discutível (como Shadow of Colossus e Ico)

    Mais um jogo que o Ero-marco recomenda

    ResponderExcluir
  4. Esse é um jogo que mostra que pouco pode ser tudo e a simplicidade pode ter um resultado arrasador! Um mapa imenso pra explorar, mas que não tem nada, nada além dos Colossus e o seu cavalo. Uma espada que possui apenas "um" ataque e reflete a luz do sol, e um arco e flecha. Mais nada. 16 inimigos, mapa vazio, poucas armas. Chega até a parecer que seria um jogo chato - alguns de fato acham pela falta de ação como você falou. Mas ai entra a beleza dos efeitos de luz, os bons gráficos, a trilha sonora envolvente em cada batalha, a sensação de solidão que é passada pro jogador, a maneira sensacional de derrotar os Colossus, cada um com seus pontos fracos, a história um tanto confusa, mas que deixa aquela vontade de descobrir mais e discutir com os outros sobre teorias. Cara, esse foi um dos jogos mais marcantes pra mim do PS2. Foi bem preciso no teu review! Eu realmente não conseguiria colocar um contra, mas de fato o que colocou é verdade, varia do jogador. Mas Shadow of the Colossus é daqueles jogos que você não esquece nunca. Esse merece sempre lembrança e ser comentado xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza esse game vai ser lembrado pra sempre. Não é a toa que ele foi considerado um dos melhores games da geração PS2. Tudo que você citou em seu comentário ajudou o game a ser acima de tudo extremamente unico! Eu particularmente tambem não em encomodo com a pouca ação, mas muitos dos meus amigos já falaram que Shadow Of The Colossus é um game chato. De certa forma não tiro a razão deles. Não por achar chato (muito pelo contrario. As batalhas contra os 16 Colossus são tão épica que valem por milhões de inimigos), mas creio que esse game seja de dicil compreensão, entende? Não serve para jogadores casuais, que jogam videogame lá uma vez que outra. Mas enfim. Teu comentário disse tudo! Continue visitando ae JL Neos! Sinta-se em casa! Abraço!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Olá Unknown! Seja muito bem vindo! Pois é, acho que essa sua simples frase "Um dos melhoes que zerei" pode facilmente resumir o pensamento de todos que zeraram Shadow Of The Colossus. O game é tão fascinante que quem zerou certamente sabe que ele é um dos melhores. Abraço, valeu pelo comentário! Volte sempre e sinta-se a vontade para comentar quando quiser!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...