segunda-feira, 15 de agosto de 2011

OKAMI!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Ação/Aventura
Plataforma: PlayStation 2, Nintendo Wii
Ano de Lançamento: 2006 (PS2), 2008 (Wii)
Produtora: Clover Studio/Capcom
Revisão: quem é mais ligado no extenso mundo dos videogames, certamente já deve ter pelo menos ouvido falar em Okami, um dos títulos mais respeitados e amados da geração PS2! Essa é simplesmente uma das obras mais espetaculares de todos os tempos, que trouxe um conjunto de jogabilidade + arte gráfica extremamente peculiar e impressionante (parecendo a mais clássica arte Japonesa, ganhando movimento de forma mágica em frente aos olhos dos que o experimentaram). O que também rapidamente impressiona e se torna marcante, são as referencias muito bem apresentadas à cultura Japonesa, sendo que elas começam já na história, que inicia-se com uma narração contando os feitos do lobo Shiranui em sua batalha contra o demônio-dragão Orochi. A lenda dizia que a cada 100 anos, Orochi retornaria e traria consigo as trevas para o mundo, em busca de uma bela moça do vilarejo localizado aos arredores do templo que lhe servia de lar para ser sua próxima vitima e saciar sua fome, em troca de não causar uma catastrofe que afetaria o Japão inteiro. Apos a vitória de Shiranui contra Orochi (com a ajuda do guerreiro Nagi), 100 anos se passam e as trevas retornam ao mundo, graças a um misterioso guerreiro que resolve remover a espada que selava os poderes malignos de Orochi, achando que tudo não passava de uma lenda. Eis que surge então uma nova reencarnação da Deusa Amaterasu (assim como foi Shiranui há 100 anos atrás). Desta vez Amaterasu é invocada pela Guardiã da Natureza, Sakuya, e reencarna na estátua feita em homenagem ao lobo Shiranui. Assim tem inicio a aventura de Amaterasu e seu companheiro Issun (um pequenino ser interessado em descobrir os segredos por traz do Pincel Celestial). O objetivo: banir Orochi do mundo por mais uma vez e trazer de volta a beleza da natureza, assim também recuperando as forças de Sakuya. Agora é sua hora de se divertir nesse game incrível, ícone de sua geração, que apresenta conceitos tão genias que você só entenderá mesmo jogando essa maravilha dos videogames! E se precisa de mais motivos para correr ao seu videogame para começar sua jogatina, siga-me nessa leitura!

Jogabilidade: Okami começa a impressionar o jogador desde os primeiros momentos de jogo. Os gráficos são como uma clássica pintura Japonesa em movimento (com coloração e definição de deixar qualquer um de boca aberta!). A aventura ocorre em um imenso mapa, que vai sendo explorado com a ajuda de novas habilidades adquiridas por Amaterasu. Você terá uma grande liberdade de movimentação, podendo explorar diversos locais para encontrar caminhos e diversos itens que estão escondidos nos cenários. Mas a grande sacada de Okami é o Pincel Celestial, uma ferramenta que faz com que Amaterasu possa realizar milagres em sua jornada. O Pincel Celestial pode servir para diversos feitos, desde reconstruir pontes destruídas ou cortar rochas que bloqueiam o caminho, até dar vida à árvores mortas ou fazer o Sol brilhar em meio à escuridão! Tudo isso ocorre em um sistema nunca visto antes, onde você utiliza o analógico/Wii Mote para desenhar livremente quando o modo de desenho está acionado (ou seja: você é livre para experimentar as habilidades do Pincel onde quiser, sem necessitar de um lugar especifico para isso). Sempre que você realizar um determinado milagre, você ganhará experiência. Cada vez que uma barra completa de experiência se encher, Amaterasu ganhará mais um ponto de HP e MP (o último representado pela tinta do Pincel). Cada habilidade do Pincel Celestial corresponde a um desenho diferente, sendo assim necessário ter uma boa coordenação motora para fazer os movimentos corretos em sua tela. Nos combates ele também se faz muito útil, pois você pode utilizar as habilidades de ataque do Pincel (sendo algumas delas poderosas magias), assim como ataques normais de Amaterasu, usando suas armas, que geram uma sequência de ataques variável de acordo com a arma que está sendo utilizada.  Alias, sempre é importante executar os inimigos em um momento exato com uma técnica especifica do Pincel Celestial para ganhar as Demon Scales (que servem para comprar itens importantes ao longo do game). Cada inimigo exige uma técnica diferente na finalização para que possa deixar as Demon Scales. Então, tente descobrir a técnica exata para cada um de seus inimigos e procure sempre executá-los com ela quando enfrentá-los (elas devem ser utilizadas no momento da morte dos demônios, quando eles são jogados para o ar em câmera lenta). Poderia escrever um pouco mais, mas o Trailer logo abaixo resume muito bem a genial jogabilidade desse game que proporciona uma experiência simplesmente única, com muita exploração, combates emocionantes e um enredo que em absolutamente nada deixa a desejar!

Pros: os gráficos são fascinantes, extremamente belos e com características vistas em nenhum game, anterior ou posterior  (um dos fatos que consagrou e premiou Okami); o mundo de Okami é enorme e tem poucos limites (nem mesmo as águas são um deles, sendo que é possível - e necessário - nadar por belos e gigantescos mares), além de apresentar um detalhamento impressionante, sempre se preocupando em mostrar territórios tipicamente Japoneses, tanto em natureza quanto em arquitetura; o jogo é divertido praticamente do inicio ao fim, incentivando o jogador a seguir a jornada, com um clima de muita interação com os cenários e com os diversos personagens encontrados ao longo dos mapas (com os quais é possível se comunicar); a jogabilidade é extremamente inovadora, não se parecendo com mais nada visto nos videogames, além de dar muita liberdade aos jogadores deixando-os experimentar a incrível sensação de literalmente desenhar livremente em um mundo de pouquíssimas restrições; o enredo é muito genial, sendo uma grande concentração da cultura do Japão, o que se manifesta também em outras áreas como nos gráficos e na trilha sonora, que se utiliza de instrumentos musicais e vocalizações típicas da música do Japão antigo; as Boss Battles certamente ficarão na memória dos Gamers para sempre, pois elas são divertidíssimas e, acima de tudo, muito emocionantes, longas e interativas (além do fato dos chefes em si serem uma verdadeira exibição dos gráficos do jogo), sempre exigindo estratégias que envolvem o uso do pincel de maneira muito bem bolada, intercalado com os golpes normais de Amaterasu.

Contras: o uso do Pincel Celestial passa a se tornar complicado quando você tem muitas técnicas, pois certas vezes você tenta acionar uma delas (através do desenho que corresponde à ela) e o jogo acaba reconhecendo como se fosse outra. Alem disso, em certos pontos do jogo é necessário muita precisão nos desenhos, onde consequentemente é preciso ter muita... MUITA paciência!

Screenshots:









Trailer:
















Considerações Finais: Okami é considerado por muitos jogadores (inclusive por mim) um dos grandes feitos no PS2, especialmente devido a sua originalidade, tanto no seu visual como em sua jogabilidade! Alias, diria eu que essa foi uma das obras mais geniais não somente do PS2, mas também dos videogames como um todo. Para aqueles que ainda não conhecem o título, isso tudo pode parecer exagero. Mas após experimentá-lo, é impossível não manifestar tantos sentimentos de satisfação e paixão! É realmente emocionante desfrutar de gráficos tão espetaculares e característicos (sempre extremamente marcantes), em uma aventura na qual "liberdade" é a palavra chave, onde você poderá brincar de ser um Deus, realizando milagres, alimentando animais e tentando resolver os problemas de um mundo gigantesco, cheio de motivos para você não conseguir largar o controle! Uma obra genial, para qual todos os elogios parecem pouco! Simplesmente perfeito para aqueles que admiram a cultura Japonesa (em sua forma mais pura e tradicional, com a bela mitologia desenhada em detalhes dignos de uma super produção tão respeitada)! Um game imperdível, obrigatório! Não deixe de jogar! E caso queira conhecer a continuação de Okami, confira minha review de Okamiden (mais um excelente game, lançado para Nintendo DS)!


12 comentários:

  1. Mt boa a review :D
    de fato me impressionei com o jogo desde o inicio =)
    tive exatamente esse contratempo..as vezes desenhava em prol de conseguir uma tecnica mas o jogo entendia como outra e_____e

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo elogio e tambem pelo comentario! A opinião dos leitores sempre é bem vinda! Um forte abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Um grande exemplo de arte-game, espero que possa inspirar muitos game designers como me inspirou.
    Obrigado pela review, esse é um game muito discriminado por gamers de ação pela sua temática, mas eu garanto que vale a pena jogar a história até o fim, principalmente aos amantes de cultura japonesa ^^

    ResponderExcluir
  4. Sem duvida o game é excelente. Como eu disse no inicio do review, em minha opinião poucos games conseguiram concentrar tanta cultura japonesa em um unico lugar como Okami conseguiu. Tudo em Okami nos leva ao Japão, desde a arte grafica até cada minimo detalhe do enredo. Okami é um dos meus games favoritos!

    ResponderExcluir
  5. Jogo baixado e gravado, funcionou perfeitamente. Parabéns pelo review. Valeu.

    ResponderExcluir
  6. Opa! Valeu por avisar aos outros leitores que o jogo esta funcionando. Obrigado pela visita. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Eu demorei pra conseguir jogar Okami, mas depois que joguei não me arrependi e ainda me surpreendi. Esse pode ser chamado de fato como obra de arte em movimento dos games. A ultima parte da luta contra o final boss me dá arrepios até hoje, quando começa a tocar no fundo a Rising Sun - acho que é esse o nome da música - e Amaterasu permanece no ápice do seu poder. Foda mesmo é o pincel, como tu disse, tem hora que fica complicado pra utilizar as técnicas, vou correndo desenhar uma e vai e me ativa outra ¬¬
    Mas nada que tire o brilho desse ai. Mais uma das jóias que tem no PS2, certamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem duvida cara. Creio que OKAMI tenha sido um dos games mais impressionantes que joguei, tanto pela arte gráfica como pela originalidade da jogabilidade. Realmente: é impossivel achar alguma coisa que consiga tirar o brilho desse game! Simplesmente apaixonante! Valeu pelo comentário. Volte sempre!

      Excluir
  8. Meu, meu sonho é jogar este jogo rs... sério, desde que li a respeito amei, vi as imagens, o game é lindo fora de série. Agora peguei estes dias e coloquei no meu PS2 para rodar, é muito lindo, mas agora vem a minha parte triste: na boa eu não consegui usar o pincel, sem chances... sério acabei de desligar meu PS2 e buscando alguma explicação na net.. eu infelizmente não tenho o Dual Shock 2, somente tenho o controle original mas do PS1, dual shock, logo tem os sticks, mas na hora de desenhar o que deve ser a constelação mais inocente do jogo a 1ª, que é do dragão... não dá, fiquei aqui frustrado, pois meu, assim, sou gamer... tenho meus 30 anos, acabei de zerar as 3 versões de Metal Gear Solid (MGS1, 2 e 3), daí quase caí no vício de voltar a jogar Pro Evolution Soccer 2012, mas pensei vou jogar o Okami, peguei recente, e esse sim é jogo de verdade... mas apesar de me considerar um jogador vejo que usando o controle original de play1 é impossível fazer as pinceladas, não me considero tão sem noção assim... a sensibilidade do stick do Dual shock 2 é tão melhor assim que o do PS1? Poderia me fazer o favor de verificar em seu game no seu PS2, usando um controle de PS1? Sério, pq se for terei de comprar outro controle so pra jogar esse game... OBS: claro que tenho um controle Dual shock 2, mas o que veio no meu PS2 é um modelo alternativo, não da Sony, logo, sempre que necessitei dele, pois tem games que só aceitam o DualShock2, sempre me serviu, mas dessa vez... sério fiquei mais de 1 hora tentando fazer a pincelada do zig-zag do dragão é a primeira pincelada.. af... me tira essa dúvida, por favor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rubório! Tudo tranquilo? De fato tu tens razão: assim como já escrevi em minha review, Okami é um game sensacional. Uma obra prima, um dos mais belos e bem produzidos games de PS2. Mas deixamos de papo e vamos a resposta para sua dúvida: não sei se entendi bem, mas pelo que entendi de suas perguntas, você quis dizer que está tentando jogar com um controle de PS1 no PS2, e os comandos do pincel não estão funcionando, é isso? Se for isso, é realmente muito provavel (eu diria que quase certo) que tais comandos de Okami não sejam compativeis com um Dual Shock de PS1. Eu fico devendo o teste que tu pediu, pois meu controle de PS1 é simples (não é um dual shock). Mas tente jogar com um controle de PS2 mesmo que deve dar certo. Obrigado pela visita e qualquer coisa é só chamar.

      Excluir
  9. Bom, 1º grato por sua pronta resposta... É meu caro, tipo usar o controle do PS1 com dual shock funciona na maioria dos games que gosto e naqueles que não funcionam o meu controle de PS2 alternativo (não original Sony) resolve... mas no Okami, o pad Dual Shock 1 funciona, mas na hora das pinceladas... fiquei bem umas 100 tentativas e desisti... como era apenas a primeira que o tutorial me pede para concluir eu assustei... agora terei de achar um DS2 original para tentar, senão eu devo mesmo ser muito ogro no manete do controle rs... afinal, poxa, sempre estou com minhas jogatinas... e já zerei cada game que não é possível que dar essas pinceladas sejam pra gamers peritos nas artes, como um bom Picasso! rs De qqr forma agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, só avisando que finalmente consegui... era vacilo meu, não tinha lido que o Issun diz: 'one is missing...' ou algo assim, logo ele só queria que eu pintasse a única estrela que faltava na constelação do dragão... nossa quando eu tentava deslizar o pincel por toda constelação... grato qqr coisa mando mais dúvidas rs...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...