quinta-feira, 23 de agosto de 2012

SILENT HILL 3!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Survival Horror
Plataforma: Playstation 2, PC, Playstation 3 e XBox360 (HD Collection)
Ano de Lançamento: 2003, 2012 (HD)
Produtora: Konami

Revisão: dando continuidade às reviews dessa grande série dos games de terror, cá estou eu trazendo Silent Hill 3! Para o enredo do game, a Konami decidiu seguir os passos do idolatrado primeiro Silent Hill (para ler a review do Edu-Jb, basta clicar aqui!), lançado para Playstation, revivendo alguns pontos importantes do clássico e trazendo questionamentos importantes sobre a série, o que garantiu uma boa aceitação por parte dos fãs. Aqui você assumirá o controle da bela jovem Heather Mason, que após ter um estranho pesadelo com um assustador parque de diversões, acorda na mesa de um restaurante localizado em um Shopping Center. Saindo de lá, Heather liga para seu pai de um telefone público, avisando-o que já estaria indo para casa. Heather então é surpreendida por um homem desconhecido, que se identifica como Douglas Cartland, um detetive que estava atrás dela para contar algo importante de seu passado. Afirmando que não tinha interesse em ouvi-lo, a garota segue para o banheiro feminino, ameaçando Douglas, dizendo que gritaria para todos ouvirem se ele não a deixasse em paz. Aproveitando que Douglas ficou do lado de fora, Heather foge pela janela do banheiro, indo parar logo em seguida na área central do Shopping. Entrando em uma loja (aparentemente a única visitada recentemnete), ela encontra uma pistola no chão e uma escrota criatura humanoide, que começa a se aproximar. Heather atira no monstro, matando-o a tempo de não ser atacada. Assustada com o que viu, a garota continua seguindo pelo local, tentando encontrar uma saída. Porém, os pesadelos de Heather tem inicio mesmo ao encontrar Claudia, uma estranha mulher que, após falar coisas estranhas e inicialmente incompreensíveis, transforma o local inteiro em outro mundo! Agora, você deverá ajudar a bela Heather a sair desse inferno, que levará à uma série de descobertas surpreendentes, certamente capazes de prender os fãs de um bom Silent Hill na frente de seus videogames (ou PCs, nesse caso)! Pois vamos conhecer um pouco mais desse excelente game logo abaixo, nos próximos tópicos!

Jogabilidade: aqui você encontrará muitas das características clássicas da série, encontradas em boa parte dos títulos anteriores. Você terá ao longo do jogo cenários com diversas portas, sendo que muitas delas estarão bloqueadas, assim como outras abrem e podem esconder itens importantes ou absolutamente nada (característica que definiu uma exploração bem mais complexa em Silent Hill, encontrada desde o primeiro game). Para auxiliar em suas buscas, assim como nos demais games, você terá um mapa, onde muitos pontos importantes, portas trancas ou localização de enigmas ainda não solucionados serão marcados em vermelho. Para os combates, a tendencia segue a mesma dos mais clássicos: o ideal é não lutar, e ao invés disso, treinar bastante a movimentação da protagonista para esquivar-se de seus inimigos. Mas se tiver que realmente enfrentá-los, sempre é bom usar as armas brancas, sempre muito úteis, para assim economizar munição (normalmente usada em chefes, que nesse game especificamente, são realmente difíceis). Os já imortalizados enigmas estarão sempre presentes aqui também. Então, de uma forma geral, poderia dizer que Silent Hill 3 segue uma linha muito semelhante à vista nos games anteriores, assim agradando facilmente qualquer jogador que já acompanha a série de um certo tempo. Talvez a grande alteração fique mesmo por conta de um design novo em alguns cenários, que agora contam com buracos. Eles já existiam em outros games, mas aqui, a personagem não é impedida de cair neles! Ou seja: tome muito cuidado em suas andanças para lá e para cá, pois se Heather tomar um susto e balançar os braços, é melhor você largar o controle... pois se seguir apertando para frente em seu direcional... corre sérios riscos de ter que voltar de seu último save!

Pros: os gráficos são incríveis, com um especto mais definido (o que pode desagradar alguns) e destaque para as impressionantemente bem detalhadas expressões passadas pelos movimentos do rosto dos personagens em meio aos diálogos; a trilha sonora segue com a qualidade já comprovada em outros títulos, com canções muito bem encaixadas no contexto de cada cena; as dublagens são exemplares, com dubladores escolhidos a dedo para representar as vozes de cada um dos personagens; a movimentação de Heather me pareceu bastante natural, respondendo muito bem aos comandos desejados (o que ajuda muito na hora de esquivar-se dos inimigos); o enredo é excelente, revivendo alguns pontos não explorados no Storyline do primeiro jogo, assim estabelecendo uma ligação muito bem pensada entre as duas obras; os enigmas, como de costume, são inteligentes, exigindo muito raciocínio para serem superados; para quem gosta de desafios, esse poderia ser considerado um dos games mais difíceis da franquia. Porém, antes de qualquer coisa, leia os contras para não reclamar comigo depois (risos).

Contras: por vezes, a dificuldade do jogo parece bem desnecessária. Quantidades grandes de inimigos perigosíssimos, unidos a ambientes em que é possível cair e morrer instantaneamente (onde normalmente Heather tende a parar em frente aos buracos, assustando-se ao quase cair), são aspectos que tornam o game bem trabalhoso. Por sorte, você terá saves bem próximos e acessíveis, o que ameniza a situação. Mas tirando a dificuldade, talvez o maior contra de Silent Hill 3 seja mesmo uma aparente preguiça na criação de alguns cenários, que em alguns pontos apresentam "barreiras" que impedem a tradicional exploração mais aberta dos games anteriores.

Screenshots:











Trailer:


Considerações Finais: Sem dúvida nenhuma, muitos pontos me chamaram a atenção nesse game. E sem dúvida, um dos principais deles foi a relação desse com o primeiro game, trazendo informações interessantíssimas sobre pontos que de fato deixaram brechas para a criação de uma nova história ao final do clássico do PSX. E essa história veio em forma desse excelente game, protagonizado por uma personagem que muitos mistérios esconde, e que leva o jogador a entrar no enredo do game para com ela buscar explicações sobre as coisas macabras que vem da sombria Silent Hill (e tudo que já ocorreu por lá no passado). Aqui você encontrará mais uma história profunda, focada em explicar detalhes dos fatos e a relação entre os personagens encontrados durante o jogo. Sem dúvida, um game que JAMAIS pode passar batido por aqueles que curtem a franquia e a acompanham desde seus tempos mais clássicos! Um grande game e, sinceramente (crucifique-me quem quiser), meu favorito! Não deixem de jogá-lo! Deixem seus comentários! Até mais pessoal! E aproveitem a visita para conferir mais reviews da série: Silent Hill, Silent Hill 2, Silent Hill: Shattered MemoriesSilent Hill: The Room e Silent Hill: Homecoming (tudo aqui no Blog! Só clicar para checar)!



7 comentários:

  1. Olá, aqui estou novamente comentando mais uma ótima matéria! Esse game na minha opinião é o meçhor e mais completo survival de todos os tempos! Eu costume dizer que a formula criada por Resident Evil encontrou seu auge em Silent Hill 3 (pra quem curte esse tipo de controle meio tanquinho como eu). O game é bonito, tem um clima legal, é bem dosado na dificuldade (na questão saber como avançar, não me refiro às batalhas), bastante intuitivo, e uma história que te faz mergulhar e quase enlouquecer. Lembro que em uma semana de férias lá por 2008 ou 2009 eu terminei o SH Origins, o 2 e o 3 nessa ordem... estava alucinado de tanto que curti, depois saiu o Shattered Memories que me pareceu uma obra de arte (joguei sabendo que não fazia parte da cronologia pra não se frustrar)... tudo corria bem até que joguei o 4... "brochei", depois nem o Homecoming eu consegui jogar direito, não sei se realmente é ruim, ou foi o trauma com o 4... mas resumindo tudo que eu disse: essa formula de jogo que a capcom usou em Resident 1,2,3 e nos Dino crisis teve seu auge em SH3, na minha humilde opinião, mas muito bem embasada. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovani! De fato, esse game é muito bom, e a jogabilidade dele talvez tenha representado um nível mais avançado da jogabilidade clássica dos Survival, apesar de que eu acho a jogabilidade de Silent Hill (em geral) bem diferente da de Resident Evil, mesmo que a lógica seja mais ou menos a mesma. E sobre Silent Hill 4, digo que eu curti muito, muito mesmo aquele game! Me marcou bastante e ele tem pontos interessantíssimos em sua produção. Mas como ele terá uma review por aqui logo (por parte do Edu-Jb), não há porque falar muito dele por hora. Mas é isso cara. Obriogado pelo comentário. Até mais o/

      Excluir
    2. Ainda quero voltar ao 4, talvez por ele ser tão diferente, eu não curti... e também achei ele bem mais difícil que os outros, eu morri muito de "desavisado", a única coisa que gostei bastante no 4 foi a história, ligando com a cidade (se vc ler bastante os textos). E o Homecoming oq vc acha?

      Excluir
    3. Faça isso cara, aquele game é muito bom. Porém, de fato é bom jogar pensando nele como um game "diferente" dentro da franquia, porque realmente a jogabilidade dele é bem peculiar e não se assemelha muito com os anteriores. Então, talvez por isso do choque. E o Homecoming eu ainda não tive a oportunidade de jogar muito, apenas testei na verdade. Então não posso opinar profundamente sobre ele. Mas posso dizer que analisando os primeiros minutos de jogo, a primeira vista pelo menos o climão sisnitro e pesado de Silent Hill é perceptivel, o que parece bom. Mas quando eu jogar mesmo ele, conversamos a respeito, ok? Abraço Giovani! Valeu pelos comentários e até mais! Volte sempre!

      Excluir
  2. Ei ei, como "diretor do núcleo Silent Hill do Blog" peço ordem! Cada Silent Hill terá sua devida análise, então vamos nos focar em discutir o 3, hehehe.

    Pessoalmente considero o 3 um excelente jogo, fecha o que eu chamo de "trilogia Silent Hill", já que a qualidade desses três é incomparável. Ainda assim prefiro os dois primeiros porque o roteiro deste jogo em menos impactante e os monstros disformes não tem grande relação com o enredo, diferente do que ocorre no dois, por exemplo. Mas os cenarios deste jogo superam os anteriores, até o 1! Tenho um frio na espinha cada vez que me lembro do Shopping, do Metro ou do Hospital. Concordo com vocês na jogabilidade, que atingiu seu auge. Enfim, um grande jogo que os fãs de Survival não podem deixar de conferir. A grande decepção fica por conta do HD Collection que perdeu a chance de relançar também o Silent Hill original, um belo jogo (talvez o melhor na opinião da maioria até hoje) que merecia uma edição com melhorias (não um remake, pelo amor de Deus!) na nova geração.

    Ah, e quanto aos outros, SH4 terá uma review muito em breve e o Homecoming será publicado em uma data bem especial que está por vir.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok... senhor "diretor de núcleo Silent Hill do Blog"... HHahHAhHAhAHhHAhHAhHAhHAh! Mas agora falando sério: concordo plenamente contigo, eu já disse isso algumas vezes. Talvez o 2 seja o Silent Hill mais bem pensado em termos de detalhes, pois tudo que está lá tem alguma ligação com os fatos que vão ocorrendo ao decorrer do jogo. Nada está lá por acaso (alias, acredito que tu falará sobre isso também em nosso projeto futuro, não é... mas por enquanto... shhhhhhhhh! Temos que manter segredo XD hehehheheheheh). E isso o torna talvez o game que eu, particularmente, considero o melhor. Mas existe diferença entre o melhor e o favorito. Silent Hill 3 me marcou mais pela ligação com o primeiro game, que é feita através de alguns fatos, que realmente me chamou muito a atenção. Muito detalhes sendo revividos, sem deixar furos (coisa rara nessas ligações). E a jogabilidade é sensacional, possivelmente a melhor da série, como já disseram ai. E isso tudo fez esse se tornar o meu SH favorito. Me marcou muito esse game e foi muito legal zerá-lo contigo, assim como os demais SH! Bons tempos cara! Um abraço pra ti! Até mais Edu o/

      Excluir
    2. Ah, com certeza, essa de favorito vai de cada um. Este, especificamente, eu não gostava muito. Mas quanto mais eu joguei (contigo muitas vezes) mais aprendi a ver toda a qualidade desse game, que o coloca no nível dos antecessores. Excelente jogo, excelente review. Abraço, cara.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...