quinta-feira, 12 de abril de 2012

SUPER MARIO WORLD 2: YOSHI'S ISLAND!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Ação/Aventura, Side-Scrolling
Plataforma: Super Nintendo, Gameboy Advance
Ano de Lançamento: 1995 (SNES), 2002 (GBA) 
Produtora: Nintendo
Revisão: dizer que sou fã de Mario sem dúvida seria afirmar o óbvio (afinal, até mesmo a imagem que representa o Mr.Gameworld é um Shy Guy, justamente da série Mario). Sem dúvida nenhuma, Mario foi um dos games mais importantes da historia dos videogames, sendo uma das franquias mais famosas e vendidas de todos os tempos, que ajudou muito na popularização da Nintendo e consequentemente, dos videogames em geral. Afinal, quem nunca se divertiu nas aventuras do encanador bigodudo pelas terras do Reino dos Cogumelos? Creio que quase ninguém, pois muitos Gamers certamente tiveram sua historia com Mario (nem que seja somente de ver um amigo jogar). Sempre regados à muita psicodelia, inimigos estranhos e divertidos e locais bizarros, os games de  Mario sempre foram exemplos de verdadeira diversão. Além de proporcionarem uma jogabilidade divertida, certamente conseguem ainda arrancar boas risadas de seus jogadores em momentos que ocorrem coisas no mínimo inesperadas. Pois hoje trago à vocês a primeira de muitas e muitas outras reviews dessa excelente e clássica franquia da Nintendo. Vamos começar, evidentemente, por Super Mario World 2: Yoshi's Island, o primeiro game na cronologia de Mario. Quando Mario e Luigi ainda eram bebês, uma cegonha os levava até seus pais. Porem, no meio do trajeto, Kamek (um dos subordinados de Bowser, o ainda bebê Rei dos Koopas) surge e leva Luigi. Mario também escapa do bico da cegonha e acaba caindo na Ilha dos Yoshis. Lá, um dos Yoshis encontra o bebê que trazia um mapa consigo, despertando curiosidade. Ele leva então o bebê para seus amigos, que decidem se unir na missão de ajudar Mario a encontrar seu irmão e salvá-lo das mãos de Bowser e seus servos. Assim tem inicio essa aventura, que contará com diversão para dar e vender! Seja um bom pai e cuide bem do pequeno Mario para não deixa-lo cair nas mãos do exercito de Kamek, que pretende também capturar Mario para tirar ambos os irmãos do caminho de seu mestre! Agora é tudo com você e Yoshi! Esse é diversão garantida!  Vale lembrar também que ele foi relançado para GBA no game chamado Super Mario Advance 3, que teve pouquíssimas alterações em relação ao original (somente alguns novos sons e uma coloração um pouco diferente), mantendo todo o conteúdo do clássico de SNES.

Jogabilidade: Yoshi's Island conta com uma jogabilidade bem diferente da mais tradicional na serie Mario. Nele você assumirá o controle de diversos Yoshis. Mario ficará nas costas deles, sendo que se Yoshi for atingido por um inimigo, Mario sairá de suas costas, começará a chorar e flutuar em uma bolha (não precisa nem dizer de que a bolha é feita, não é mesmo?). A partir desse momento, uma contagem começará no topo da tela, indicando o tempo que você tem para recuperar o bebê. O que define o tempo que você terá são as estrelas que você consegue ao longo das fases. Cada estrela resulta em +1 no numero inicial (por padrão ele é 10). Você poderá chegara até 30, o que resulta em exatos 30 segundos para recuperar Mario em um eventual descuido (vale lembrar que os anéis de marcação, além de marcarem seu progresso na fase, também dão muitas estrelas para a contagem). Além disso, um ponto fundamental da jogabilidade fica por conta dos ovos que Yoshi pode levar consigo. Esses ovos podem ser adquiridos nos blocos que geram ovos ou engolindo um inimigo e o transformando em ovo (para isso, basta apertar para baixo com um inimigo ainda dentro da boca de Yoshi). Os ovos basicamente servem para derrotar seus inimigos (sendo que alguns serão derrotados somente com os ovos, pois pular em suas cabeças não resolve), além de servirem também para acertar pequenas nuvens com o simbolo “?” em seu centro, que podem esconder itens (como estrelas, por exemplo) e o mais importante de tudo: podem ser a solução para enigmas, abrindo novos caminhos antes inacessíveis ou inexistentes. O numero máximo de ovos que um Yoshi pode levar é 6, sendo que depois disso, se você tentar pegar outro, ele será jogado fora. Caso você termine uma fase com os 6 ovos, por exemplo, todos eles serão passados para a próxima fase (mesmo com a troca de Yoshi). Para finalizar, devo avisar da importância de tentar fechar uma fase com a pontuação máxima (700 pontos). Para isso, tudo que você deve fazer é coletar 20 moedas vermelhas, 5 flores (elas são encontradas ao longo das fases ou em locais secretos) e terminar com 30 estrelas (ou seja: cuide muito bem do bebê Mario). Caso consiga, seus pontos lhe darão a possibilidade de acessar um Bonus Challenge, que funciona como em outros games da serie: uma forma de jogo que você pode ganhar muitas vidas! Por isso, atenção durante as fases e uma boa exploração dos cenários sempre se fazem muito importantes na aventura do dinossauro mais famoso dos videogames!

Pros: excelentes gráficos, produzidos com um estilo que lembra um desenho pintado com lápis de cor, com belas colorações; as músicas são boas e ajudam a dar um tom de diversão para a obra; a jogabilidade é muito divertida e a idéia de controlar o dinossauro Yoshi é realmente muito boa, fugindo bastante do convencional (e fugindo até mesmo da jogabilidade de Super Mario World, onde você também controlava Yoshi em alguns momentos); as Boss Battles são divertidíssimas, além de serem bem diferentes entre si; os inimigos em sua grande maioria são muito divertidos e tomam atitudes que facilmente tiram boas risadas dos jogadores (como ficar jogando Baseball com os ovos que Yoshi arremessa neles ou até mesmo com pedras gigantes!); Yoshi tem alguns outros comandos legais, como por exemplo, engolir uma melância e cuspir suas sementes como se fosse uma metralhadora (se a melância estiver congelada, Yoshi cuspirá gelo; se ela for vermelha, Yoshi cuspirá fogo!)!

Contras: algumas fases são um pouco cansativas, sendo longas e com itens muito bem escondidos, dificultando seu trabalho de achá-los para uma boa pontuação; a trilha sonora (apesar de ser boa e divertida) poderia ser um pouco mais variada, pois as canções se repetem com muita frequência nas fases.

Screenshots:











Trailer (Super Mario Advance 3: Yoshi's Island):

 
Considerações Finais: Esse game é uma verdadeira pérola do SNES! Joguei-o novamente há esses dias e ele me trouxe recordações muito antigas, de uma época onde minha experiência com os videogames se resumia a ver meu irmão jogar. Esse cartucho não saía do nosso Super Nintendo e não parava na locadora! Creio que Yoshi's Island seja um dos melhores games da serie Mario, além de um dos games mais divertidos já lançados para o SNES. Um clássico que fez historia na Nintendo, sendo um dos jogos mais respeitados de sua época, tambem por trazer uma série de qualidades gráficas que ajudaram a mostrar um pouco mais do potencial do nosso querido SNES! Se ainda não jogou esse clássico, não deixe de fazer isso! Logo mais voltarei com mais Mario para vocês! Deixem seus comentários! Um forte abraço a todos os Gamers ligados no PrettyCoolGames.Blogspot! Até mais!


6 comentários:

  1. Mais um baita jogo... muito clássico. Nunca tive a oportunidade de jogar este jogo no tempo do SNES, me lembro do meu primo jogando. Os gráficos dele são realmente muito bons, como tu bem observou e a jogabilidade é muito interessante, já que ao ser atingido tu perde o Mario e não o Yoshi como no primeiro, hehehe... belo review, cara, um jogo que merece MUITO ser lembrado. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa véi! Nem me fala... quando eu era piá e jogava Super Mario World eu ficava depressivo quando perdia o Yoshi e ele caia em um buraco. Eu tipo me sentia um assassino, sabe? HAhHAhHAhHhHAh! Quanto ao Yoshi's Island, sem dúvida é um game que merece muito ser lembrado! Eu acho incrivel esse jogo! Tudo é diversão nele e tu ri de muitas coisas durante o gameplay! E como eu disse: ele é uma lembrança dos meus primeiros passos nos videogames! Abraço!

      Excluir
  2. Nem sabia que tinha esse Super Mario World 2 xD Sério xD
    Lembro dos tempos que eu ficava jogando e jogando, mas só nos fins de semana xD
    Acredito que tenha sido o 1° jogo de muita gente, ou um dos primeiros.
    Olhando pra tras agente não se arrepende nem um segundo de ter começado a jornada pelos games. Muitos pensamentos meus sobre várias temáticas advem de observações em jogos, mas jamais podia imaginar naquela época que eu chegaria onde estou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Mario foi um dos primeiros games de muita gente de fato. Vou admitir aqui (já que minha mãe não acompanha o Blog) que eu já inventei algumas dores de barriga para não ir na aula quando era criança, só pra ficar a tarde toda jogando Super Mario World XD HAhHAhHAhHAhHAhHAhH. Mas é incrivel que Mario foi possivelmente o inicio da minha aventura com os games e ainda está sempre comigo hoje. Sou um grande fã de Mario e jogo algum sempre que possivel. Mesmo tendo me aprofundado em games de diversos outros gêneros, ainda sim a serie Mario mora no meu coração e faz parte da minha vida de Gamer sempre!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...