quinta-feira, 5 de abril de 2012

SANDS OF DESTRUCTION (WORLD DESTRUCTION)!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: RPG
Plataforma: Nintendo DS
Ano de Lançamento: 2008 
Produtora: SEGA
Revisão: Sands Of Destruction foi um dos games mais esperados pelo Mr.Gameworld. Desde que foram divulgadas as primeiras Screenshots, esse que vos fala já estava correndo por todos os sites mais atualizados de noticias de videogame para saber mais sobre seu lançamento. Porque de tanta expectativa? As repostas poderiam ser várias, mas entre elas devo citar: 1) Logo a primeira vista o game já mostra que veio para trazer de volta um estilo muito clássico de gráficos, lembrando muitos RPGs que fizeram historia no estilo. 2) A equipe responsável  por sua produção já diz tudo! Entre os envolvidos poderíamos citar as equipes responsáveis por Grandia, Etrian Odyssey e Luminous Arc, além de algumas lendas que já estiveram envolvidas em clássicos como Chrono Trigger/Cross, Xenogears/Xenosaga, entre outros. Ou seja: só os caras que sabem muito bem o que fazem! A historia tem inicio com uma grande reunião da organização militar conhecida como World Salvation Committe, um exercito de Ferals (raça composta por seres de aparência meio humana, meio fera) que tem como principal objetivo mostrar ao mundo a soberania de sua raça. Porem, a reunião é interrompida por Morte Asherah, uma belíssima, sarcástica e sanguinária seguidora da organização World Annihilation Front. Após um combate entre Morte e os Ferals Naja e Rajiv, diversas cartas começam a cair do céu. Com uma delas em mãos, Morte comemora afirmando que o mundo já poderia ser destruído e vai embora. A historia então apresenta aos jogadores o jovem Kyrie, morador de um pacato vilarejo, que logo irá descobrir coisas que nem mesmo ele sabe a respeito de si próprio. E você irá descobrir o verdadeiro destino de Kyrie e Morte (assim como o de toda a humanidade)! O planeta só terá uma salvação para livrar-se das lutas e guerras baseadas em preconceito e egoísmo! Prepare-se para uma aventura cheia de surpresas, um sistema de batalhas muito interessante e um enredo muito bem produzido! Mais um dos títulos que moram no coração do Mr.Gameworld!

Jogabilidade: a jogabilidade de Sands Of Destruction é realmente muito interessante. Além de reunir as já tradicionais caracteristicas de boa parte dos RPGs (uso de itens, magias, etc), você terá a sua disposição um sistema de combos que funciona da seguinte forma: ao chegar o turno dos seus personagens, você poderá executar um ataque com algum dos dois botões possíveis, sendo que um representa um golpe forte (com possibilidades de jogar seus inimigos para o ar) e um fraco. Se você acertar um ataque em seu inimigo, um pequeno círculo aparecerá no canto da tela, representando uma nova chance de ataque. Atacando novamente, um determinado combo será executado (que depende da ordem dos botões que você apertou). Se novamente um outro circulo aparecer, mais um ataque poderá ser encaixado em seu combo, e assim sucessivamente. Será possivel acumular cinco círculos, assim dando ao seu personagem a possibilidade de executar seu ataque especial, onde você deverá apertar rapidamente uma ordem certa de botões (se apertar corretamente, danos enormes serão alcançados)! Vale lembrar que assim como as magias, novos combos poderão ser comprados com o uso de pontos que você ganha em sua evolução, sendo que também existe a possibilidade de aumentar os danos dos ataques que serão executados nos combos aumentando seus Leveis (aumentando também a eficiência deles para serem encaixados com o proximo ataque da sequência). Além disso, ao longo das cidades você encontrará alguns ferreiros que poderão fundir certos itens com suas armas para dar a elas novos atributos (danos Elementais, +ATK, + SPEED, etc). Porem, fique muito atento para não utilizar esses itens em armas não muito úteis, pois  tais itens costumam ser raros. Um fato muito interessante é que Sands Of Destruction soube aproveitar de uma maneira genial as duas telas do DS, pois os combates utilizam ambas para mostrar os cenários ou inimigos (monstros gigantes, por exemplo, ocupam as duas telas. Monstros voadores aparecem na tela de cima). Poderíamos resumir a jogabilidade de Sands Of Destruction da seguinte forma: uma jogabilidade aparentemente tradicional, mas que conseguiu dar uma cara única para os combates devido ao interessantíssimo sistema de combos que funciona de uma forma muito peculiar e natural (sem muitas dificuldades para o jogador conseguir se adaptar)!

Pros: gráficos muito interessantes, que voltam a moda antiga de se fazer RPGs, com personagens construídos em belos gráficos 2D e cenários que fazem uma boa mescla entre 2D e 3D; a trilha sonora é excelente e não economiza em emoção (o que já era de se esperar, pois ela ficou por conta de Yasunori Mitsuda, que anos antes já havia sido responsável por Chrono Trigger, Chrono Cross, Xenogears, Xenosaga: Episode I, entre outros); o enredo é excelente, cheio de reviravoltas e revelações surpreendentes, sendo que o Storyline foi desenvolvido por Masato Kato, que anos antes foi o parceiro de Tetsuya Takahashi no enredo de Xenogears; a jogabilidade é muito divertida e interessante; os produtores certamente souberam explorar muito bem o uso das duas telas do Nintendo DS, dividindo o ambiente de batalha em ambas as telas (e por vezes, até mesmo alguns inimigos grandes demais para uma tela só).

Contras: depois que você começa a chegar a um Level alto, o game começa a ficar bem fácil (especialmente se seus personagens estiverem com bons equipamentos e combos), sendo que nem mesmo boa parte dos chefes deverá ser um grande problema na segunda metade do game. Isso poderá incomodar um pouco os que procuram por um RPG desafiador, mas não deverá ser um problema para quem procura um RPG divertido com uma excelente produção em Jogabilidade/Storyline; apesar dos dubladores terem feito um trabalho bom, a qualidade de áudio das vozes deixa um pouco a desejar.

Screenshots:













Trailer:


Considerações Finais: Sands Of Destruction me trouxe semanas e semanas de expectativa, procurando informações sobre seu lançamento nos EUA. Eu tinha quase certeza de que mais um excelente RPG estava para chegar ao Nintendo DS (alias, um verdadeiro destaque dos videogames quando o assunto é RPG). Quando finalmente tive a oportunidade de jogá-lo, tudo que eu já imaginava se confirmou: Sands Of Destruction foi um game excelente, com um enredo excelente e graficamente perfeito para os que procuram RPGs feitos no maior estilo clássico do gênero (nada de superproduções, mas um visual agradável e nostálgico)! Esse ficará em minha memória, pois sem dúvida foi um dos games que mais me agradou nos últimos anos em minhas inúmeras aventuras no mundo dos RPGs! Se ainda não jogou, não deixe de jogar, especialmente se você gosta de enredos apocalípticos, cheios de teorias de conspiração, reviravoltas, etc (afinal, o Storyline do game foi uma criação de Masato Kato)! Deixem seus comentários! Aaaaaaaaaah! Para quem gosta, vale lembrar que Sands Of Destruction também tem um anime! Então era isso. Até mais pessoal!


17 comentários:

  1. Olá olá :D Dando uma passado no PC :D

    Caraca, primeiro eu queria comentar sobre a mudança no visual do blog. Simplesmente, magnifica :D Com certeza vocês pensaram muito bem nos personagens que iam usar em cada divisória, sem contar que todos são muito apreciados por vocês :D Achei muito legal a Lillet como arquivo xDDD O livro na mão dela e tal xD Com certeza vocês viram isso antes de usa-la aí XD
    A boneca nas estatísticas é a Rachel Alucard de Blazblue?

    Sim claro, quanto a review xD Eu sinceramente confesso que só li o 1° paragrafo até agora, mas já posso chegar aqui e dizer que eu quero muito jogar esse jogo '-'
    Infelizmente eu emprestei meu adaptador de Ps2-USB pra um amigo D: E eu não sou de jogar em teclado.. só jogava Muramasa the Demon Blade nas aulas de Eletrônica de potência (quando terminava de fazer os trabalhos claro u___u).
    Daí eu to sem jogar nada, ainda com a universidade mandando você ler 70 páginas de algum livro só pra uma aula.
    Mas eu irei pegar o adaptador devolta e acho que Tales of Innocence pode esperar xD
    Exelente review XD eu irei terminar de lê-la agora xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, vou responder sua pergunta: a menina em "Estatisticas" na verdade é a Rhi'a, minha personagem favorita desse game aqui mesmo (Sands Of Destruction). Decidi mudar um pouco e colocar mais personagens variados, pois todos os Mana Spirits estava ficando enjoativo. Alguns ainda não estão fixos, mas agora o visual está se aproximando do que eu considero ideal (e sim: eu pensei nisso de Lillet + Livro na mão = arquivo do Blog XD HAhHAHAHH). Sobre Sands Of Destruction, digo a você que esse game é sensacional. Vale muito a pena mesmo. Vou ser sincero com você: normalmente eu conheço os games que jogo depois de um tempo do lançamento (sou meio atrasado em acompanhar noticias). Sands Of Destruction foi um dos poucos casos que eu esperei para ele ser lançado, correndo atrás de noticias e tal. Normalmente quando isso acontece (muita espectativa), eu acabo me decepcionando. NÃO foi o caso dele, pois tudo que eu esperava eu de fato encontrei no game! Recomendadíssimo! Quando puder, pode jogar que você não se arrependerá! Abraços Time Keeper! Até mais!

      Excluir
    2. E das meninas do Odin Sphere estava faltando a Gwendolyn aqui nas divisórias. Sou apaixonado por todas elas, e a Gwendolyn nessa imagem esta especialmente sensacional! Fora isso, a Mercedes ganhou uma imagem bem legal também (que alias deu uma trabalheira para fazer). Como não poderia ser diferente, minha musa, Shion Uzuki, tambem ganhou uma, assim como a Rhi'a, a Vanessa (de Luminous Arc), Momohime (agora maior, ao invés de pequenina como botão para voltar ao topo da página), a Lillet, o meu Mech favorito de Zone Of The Enders 2 (sem mais detalhes, pois seria Spoiler... deixa pra quem conhece XD) e a Midna que já estava lá, mas agora está dando boas vindas com sua cara de sarcasmo (mas eu estou dando as boas vindas mesmo... não leve a Midna a mal, pois ela tem uma ironia natural no rosto dela XD).

      Excluir
    3. Sobre seu comentário de Gwendolyn:
      Sim...de fato estava faltando Gwendolyn D: Praticamente um crime exclui-la desse jeito xD
      Minha personagem favorita de Odin Sphere *_________* Tem um desenho que fiz dela lá em um album do orkut :D Quando tiver tempo veja :D
      Verdade pra você é pior ainda não ter colocado Shion XD
      Só tem mulher nos botões, mas precisa mudar não, maioria dos meus personagens favoritos são mulheres bem dizer.

      Excluir
    4. Pois é... cometi muitos "crimes" comigo mesmo. Eu tambem adoro a Gwendolyn, mas os Mana Spirits das divisórias antigas estavam tirando o espaço de todo mundo XD De fato não ter a Shion era um absurdo (sabes que amo aquela mulher XD HahAHHAhHAhHAh). E você quer saber a verdade: fazendo uma classificação comparativa geral, envolvendo todos os personagens de todos os games, eu diria que as mulheres tem 100% da minha preferencia. E não é só porque elas são gatas, mas tambem porque além de gatas, elas tem uma personalidade que chama muito a atenção. As mulheres são demais! Por isso de tantas delas aqui no Designe do Blog (Yuna, Midna, Samus Aran, KOS-MOS, Claire Redfield, Aya Brea no titulo do Blog; Shion, Momohime, Vanessa, Mercedes, Velvet, Rhi'a, Gwendolyn, Lillet nas divisórias. Todas essas contra... Dante e Snake no titulo e Link no "voltar para o topo"...). Elas merecem destaque! Prefiro as mulheres sempre. Personalidades fortes nos games sempre!

      Excluir
  2. Ah. Ela se parece e muito com a Rachel Alucard. Acho que você deve conhecê-la já que pesquisou sobre Blazblue.
    Sinto um clima literalmente mais humano nos botões rs
    Sabiiiiiiiiia quanto a Lillet :D

    Caramba...Eu irei pegar o adaptador com meu amigo pra poder jogar quando tiver tempo. O problema é que RPGs necessitam muito de dedicação, senão eu posso acabar me perdendo um pouco na história. Já teve uma sensação dessas? Eu já.
    Até mais :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara... lembra que eu estava te atualizando sobre um game que eu estava jogando, que se chama Radiant Historia (não confunda com Radiata Stories, ok XD), do Nintendo DS? Pois é... aquela vez, depois de algumas semanas, fui obrigado a parar de jogar, pois eu estava perdendo meu foco no enredo (que alias é genial demais para ser desperdiçado). No fim das contas deixei ele de lado, mas estou planejando retomar a jogatina. Ae eu faço uma review sobre ele tambem. É incrivel como o Nintendo DS tem bons RPGs, não é? Ando descobrindo alguns excelentes (conforme eu for jogando-os, vou fazendo reviews). Quanto ao Sands Of Destruction, não lembro em quanto tempo eu zerei, mas sei que ele não é muito longo. Além disso, ele é bem facil. Você não vai precisar ficar treinando absurdos, pois assim que tiver pontos para comprar combos que se encaixem com mais naturalidade, você não terá mais muitos problemas com os inimigos (tirando dessa alguns mais complicados que causam status ruins e alguns chefes que dão danos imensos). O objetivo do game não parece ser prender o jogador em treinos, mas sim fazer o game fluir, contando a historia e dando a evolução necessaria com o passar do game mesmo. Novamente digo: vale a pena jogar! Assim que fizer isso, gostaria que voltasse aqui e deixasse sua opinião geral. Abraço! Até mais o/

      Excluir
    2. Ele também está em minha lista de "tenho que jogar" :D Achei bem legal o jogo e mostrei a um amigo.
      Você sempre me alerta pra não confundir rsrs
      É ruim quando isso acontece...Você volta a jogar e dai tá completamente perdido no jogo, ainda da pra lembrar da história e tal, mas não em detalhes, além de que você não tem mais ideia das estratégias pra poder evoluir no jogo de uma forma legal.
      Claro :D Quando eu terminar eu passo aqui pra deixar minhas conclusões sobre :D
      Até =D

      Excluir
  3. Realmente, o jogo como um todo fica ridiculamente facil uma vez que voce domina os combos certos. Mas assim como esses combos sao desequilibrados, os bosses também o são, de modo que se voce na explorar esses combos, os bosses ficam ainda mais chatos do que eles já são. No geral, a dificuldade do jogo é desbalanceada demais: inimigos normais mutio faceis e bosses abusivos.

    ResponderExcluir
  4. Tens razão senhor "...". De fato, sabendo explorar os combos certos, os inimigos normais não serão mais um problema. Porém, não acho que os Bosses sejam tão abusivos assim. Sem dúvida, alguns deles (mesmo com os melhores combos) acabam sendo bem complicado, as vezes por causarem Status, as vezes por causarem danos imensos, as vezes por se curarem em seu ultimos moementos de vida, assim exigindo uma estratégia melhor elaborada por parte dos jogadores. Como eu já disse na review, nem eu mesmo vejo esses detalhes como um contra do game, pois não jogo RPG procurando dificuldade. Sands Of Destruction tem uma jogabilidade muito interessante e um enredo sensacional. Creio que independente dos desafios (para mais ou para menos) que ele apresente, sem dúvida nenhuma é um game que recomendo fortemente para qualquer um que esteja a procura de um EXCELENTE RPG para jogar! Obrigado pelo comentário e volte sempre! Abração!

    ResponderExcluir
  5. Eu peguei o adaptador pra jogar *________*
    Tipo...não sei se o contra do audio seria porque as falas dos personagens são um pouco lentas. Eram quando começou o jogo, mas quando eu coloquei o frame skipping no 1 as falas ficaram bem normais, até legais :D
    Talvez, Mr. Gamer, ele não com speed 100% por ai, então dá pra jogar, mas fica esse efeito estranho nas falas, como se eles estivessem falando devagar de propósito.
    Se não for esse o caso, ignore XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que não é esse o caso. Roda 100% aqui (apesar de alguns erros de emulação que talvez você encontre ao longo do game, que são normais). O problema não é as falas estarem lentas, pois não foi esse o caso que me refiria. É que a qualidade do audio é estranha. As dublagens são excelentes (digo o trabalho por parte dos dubladores), mas o audio deixa a desejar, especialmente se comparado com a qualidade de audio das canções, que é perfeito. Não que o audio das vozes seja ruim, me pareceu estranho apenas (e não é problema do emulador aqui porque confirmei isso no youtube tambem). Enfim... esse contra na verdade pode tranquilamente passar batido, pois talvez eu que seja exigente demais com essa questão de qualidade de audio nas vozes dos personagens. Pelo menos é só esse o problema. Pior se fosse um game mal dublado, como é o caso do Chaos Wars (sem duvida nenhuma a pior dublagem que já vi nos games).

      Excluir
  6. Opinião in end game agora heueheuehe.
    Recomendo, é um bom jogo. A história consegue prender em alguns momentos, me fazendo jogar pra saber o que iria acontecer e tal. A OST é bem legal, já baixei algumas músicas e tudo. De uma forma o jogo trabalha os personagens em suas histórias também.
    Eu só achei o jogo meio sem mundo. Acho muito estranho RPGs que lhe dão acesso aos lugares automaticamente. Talvez seja meu jeitão old style mesmo de RPG nesse sentido xD Gosto de andar pelo mapa mundi e tal. Um dos únicos jogos que me fizeram esquecer isso completamente foi o grande Legend of Dragoon, se bem que você anda de certa forma no mapa dele XD
    Outro ponto negativo pra mim ta na questão das batalhas. No começo você ataca os inimigos, não mata, ai você defende e tal. Chega uma hora no jogo que: Ou você mata o inimigo com 1 ataque, ou seu ataque tira 1 nele XD Isso vale pra ele também. Ou ele vai tirar 1 do seu grupo, ou em 1~2 ataques seu personagem já era. Parece muito um RPG 3D&T, onde um ponto de um atributo significa muita coisa. Você tava tirando 1 do inimigo, ganhou uma arma que aumenta 10 de ataque, pronto, passa a tirar 200 dele xD Buffs de atributos mudam o curso da batalha que é uma beleza por conta disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sabia que você ia gostar do game, pois ele é sensacional. O enredo é excelente, a OST, tudo mais (como tu disse agora e eu já havia dito na review). Sinceramente não senti essa de "sem mundo" jogando esse game, pois o fato de não se ter uma liberdade imensa no mapa é algo que foi uma opção, creio eu. Quanto aos danos relativos, concordo que isso de fato acontece. Mas na realidade,o grande problema das batalhas desse game vem com aquilo que eu já havia dito: as sequencias (potencializadas por bons equipamentos) tornam o game realmente fácil. Fora alguns chefes desafiadores de verdade (desses que matam quase o grupo todo em questão de poucos turnos), quase nenhum inimigo apresenta um risco absurdo, sendo que combos bem encaixados dão danos enormes. E na verdade, o que acontece nesse game é que os equipamentos atrasados para o nível dos inimigos geram quase que automaticamente danos tipo 1, o que faz com que os Boosts dados pelos itens que podem ser fundidos com as armas sejam muito importantes. Mas enfim: fora essa questão da dificuldade, esse game é sensacional, apaixonante e, como eu já deixei claro, um dos RPGs que mais me marcou. Bom ter você de volta aqui nessa postagem, reportando sua jornada nesse game, exatamente como tu disse que faria! Tu és um cara realmente de muita palavra! Um abraço pra ti brother! Até mais!

      Excluir
    2. Deve ser meu estilo de jogador e tal. Enquanto digitava lembrava que o Tales of Symphonia 2 (Knights of Ratatosk) é nesse estilo de mapa também D:
      É verdade xD Ou você fica "uber" como fizem nos faqs, ou você leva pipoco e morre xD É verdade os inimigos normais são fáceis, agora as vezes quando você poe um membro que tava na reserva sem ganhar XP a coisa fica meio tensa pra ele. Ele vai atacar ai só sai 1. Quanto aos buffs....tenho medo do "total boost" heueheueheue.
      Apesar de ter demorado um pouco xD

      Excluir
    3. Tá ai uma coisa que eu achei muito bom nesse game. Não sei se tu pegou um item especifico, pois não lembro se ele é obrigatório ou é tipo drop dos inimigos. Mas é um anel (se não me engano) que dá alguns Status ruins, mas em compensação ele dá EXP para os que estão na reserva equipados com ele. Lembro que eu consegui dois desses, então, ganhava EXP os três ativos e mais 2 da reserva (sendo que eu ia intercalando quem equipava ele pra evoluir legal o pessoal de traz XD heheheheheh). Era um item muito útil, sendo que as perdas que ele dava (acho que diminuía os combos) não eram ruins, sendo que os reservas não precisam de bons Status, pois estão na reserva (confuso isso... mas acho que tu entendeu XD AHhHAhHAhHAh). Caraca! Muito bom relembrar esse game! Adoro esse jogo cara! Valeu pelos comentários! Até mais cara o/

      Excluir
    4. Eu entendi xD Já que eles não estão lutando não faz difença, nem se o anel deixasse a pessoa com 1 de hp XD
      Eu peguei um ACC desse, esqueci o nome, com a habilidade "reserve EXP", só que peguei apenas 1 xD Devo ter perdido o outro =/
      Fica tenso upar a galera de tras no meu caso D: Tem personagem meu 5~6 lvs a frente de outros xD
      Muito bom mesmo :D Até mais cara =]

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...