terça-feira, 15 de novembro de 2011

RONDO OF SWORDS!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Tactics RPG
Plataforma: Nintendo DS
Ano de Lançamento: 2007
Produtora: ATLUS/Sucess
Revisão: hoje estou aqui para trazer aos leitores um game um tanto quanto desconhecido: Rondo Of Swords, um Tactics RPG lançado para Nintendo DS em 2007. O enredo tem inicio no Reino de Bretwalde, situado no centro do continente Bravord, cercado de outras grandes e poderosas nações. Certo dia em Bretwalde, em meio ao funeral do falecido Rei, os soldados são surpreendidos por um ataque inimigo vindo do Imperio Grand Meir. Uma grande batalha começa e os soldados de Bretwalde não conseguem resistir, caindo um após o outro. Em meio aos mortos estava o Principe Serdic, que em seus momentos finais entrega suas ocupações de príncipe para seu sósia (chamado do mesmo nome), juntamente com a espada sagrada do Reino Bretwalde, que acabou sendo amaldiçoada em meio aos combates contra as forças de Grand Meir. Com os poucos soldados que ainda restaram, Serdic deverá escapar de Bretwalde para partir em sua missão: procurar uma forma de quebrar a maldição da espada sagrada e formar um novo exército, sendo essa a única esperança para retomar e reerguer Bretwalde! Esqueça suas experiências passadas e prepare-se para um Tactics RPG que se destaca dentro do seu estilo por sua jogabilidade muito original, exatamente como veremos logo abaixo!

Jogabilidade: normalmente nos Tactic RPGs os personagens devem se movimentar para perto dos inimigos e ataca-los logo em seguida. Rondo Of Swords não funciona assim, pois nele o ataque e a movimentação podem corresponder a uma única ação. Basicamente todos os personagens têm uma determinada área de movimentação. Se um inimigo estiver, por exemplo, em sua frente, você deverá determinar uma trajetória de movimentação (indicada por uma seta) passando por cima dele. Isso fará com que uma cena de ataque ocorrerá, onde seu personagem irá atacar o inimigo e parar logo em seguida exatamente onde você determinou. Para simplificar as coisas (caso a explicação tenha ficado confusa), Rondo Of Swords lembra muito o Xadrez, onde uma peça deve passar por cima da outra. Vale a pena lembrar que isso tudo não se aplica aos magos e arqueiros, que utilizam suas magias como em qualquer outro Tactic RPG (através de uma longa área de ataque). É possível atacar diversos inimigos que estiverem em sua linha de movimentação. Porem, avançar demais pode se tornar um caminho sem volta, pois em apenas um turno poucos inimigos podem matar alguns de seus personagens. Por isso eu digo que Rondo Of Swords é um dos mais difíceis games de seu estilo, pois você deve realmente raciocinar antes de qualquer mínima ação. Um ponto muito interessante que deve ser citado aqui é a troca de classes. Boa parte dos personagens pode mudar de classe duas vezes, ganhando status e habilidades novas que ajudam muito nos combates. A troca de classes ocorre através do uso de itens específicos, sendo que boa parte deles são adquiridos nas Errands, que são side Quests acessados pelo menu anterior as batalhas. Porem, mandar um personagem para uma determinada Errand faz com que ele não possa ser usado na próxima missão (personagens mortos em um combate anterior não podem ser mandados para as Errands). As Errands também possibilitam conseguir status extras para seus personagens (através das Card Quests e Smith Quests), além de servirem para vender e comprar itens ou treinar um status específico (MP, HP, ATK, DEF). Ou seja: isso faz com que todos os seus personagens se ocupem, mesmo que não sejam escolhidos para os combates. A principio isso vai te dar um pouco de dor de cabeça (especialmente devido a quase obrigação de lutar com personagens a menos nas primeiras missões, pois outros foram em busca dos importantes itens de mudança de classe). Mas como quase tudo nos games, isso é só uma questão de costume e pratica! 

Pros: enredo interessante (nada de espetacular, mas ele é narrado de uma forma interessante); gráficos muito característicos, assim como a visão dos combates, que varia da ampla visão acima do campo para a 2D mais clássica, comum de games Side-Srolling, presenciada nos ataques dos personagens; sistemas de combates e Side-Quests inovadores; boa e imprevisível inteligência artificial, que força o jogador a pensar muito bem em suas estratégias; boa variedade de personagens, todos muito interessantes e bem diferentes entre si, o que faz com que você tenha que bolar diferentes estratégias para vencer os combates na ausência de algum personagem específico; mais de um final possível;

Contras: muitas possibilidades são jogadas para o New Game +, fazendo com que muitas coisas não possam ser realizadas na primeira jogada, como por exemplo, as mudanças de classe que alguns personagens não conseguem realizar pela ausência dos itens necessários (mas eu garanto: você não vai querer utilizar todos eles. Então se preocupe com os personagens que você julga realmente úteis); a pouca variedade de inimigos talvez seja o maior contra do game.

Screenshots:










Trailer:


Considerações Finais: Rondo Of Swords me chamou muito a atenção, apesar de não ter ganhado notas muito boas na maioria dos sites de games (não que as notas desses tais sites digam algo). Ele é um game com diversas características encontradas somente nele, que começam nos seus gráficos desenhados em um estilo muito peculiar e vão até seu estilo de jogabilidade que não se parece com mais nada. Sua dificuldade é certamente seu ponto forte, pois as estratégias devem ser muito bem boladas (especialmente em batalhas contra chefes, que alias não são poucas). Esse o Mr.Gameworld recomenda! Um excelente game para quem gosta de Tactics RPGs e especialmente para quem procura algo novo dentro do estilo! Porem tenha uma coisa em mente assim que ligar seu DS/Emulador e colocar para rodar esse game: esqueça tudo que você jogou até aqui se tratando de Tactic RPGs, pois Rondo Of Swords é um game muito característico! Obrigado pela visita! E tenha a certeza que muitos outros bons games do estilo ainda terão seu espaço por aqui! Até a próxima postagem!


8 comentários:

  1. Eu estava jogando muito esse jogo a pouco tempo atrás. É bem legal, apesar de ser bem desconhecido. Se você pegar o embalo acaba finalizando umas 2 vezes seguidas, até mais.

    ResponderExcluir
  2. Eu também zerei ele bem recentemente. Achei ele realmente muito bom! Eu particularmente não sou de zerar um game 2 vezes seguidas, mas de fato depois de pegar o embalo da pra finaliza-lo varias vezes seguidas, pois o dificil é se adaptar ao modo com que os combates ocorrem. Fora que os beneficios do New Game+ são consideraveis! Todos os itens e Skills (para Margus, Serdic e Kay) da jogada anterior ajudam bastante.

    ResponderExcluir
  3. hehe, achei que ninguém mais se preocuparia com jogos assim. Novamente, Mr. Game World se supera em suas postagens =). obrigado por nos lembrar/apresentar games tão bons, e espero mais postagens sobre esse estilo fantástico que são os RPGs, a única coisa que ainda nos salva dos button mashers =P.

    ResponderExcluir
  4. Que jogo mais interessante ^^
    Deu vontade de arrumar um emulador de DS so pra joga-lo :D
    Gosto de jogos bem unicos em seu estilo
    Tb não daria mta enfase a notas de sites...
    Mais uma vez conhecendo titulos novos rsrs sempre bom da uma passada por aki :D Parabens pelas reviews Mr. Game world rs

    ResponderExcluir
  5. lukyff7ac: Pode esperar muitos outros RPGs por aqui, em todas as suas variações. Eu me preocupe justamente em apresentar/lembrar os gamers dos jogos conhecidos e desconhecidos. Para mim tanto faz, pois não é a fama que faz um bom jogo. Mas não é só de RPG que o Blog é feito, pois muita coisa de ação, luta e varios outros estilos ainda estão por vir. Muito obrigado pela visita/comentario e volte sempre que puder! Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Time Keeper: 1) O emulador de DS você pode arrumar aqui mesmo no Pretty Cool Games, pois disponibilizei ele a um tempo atras com algumas dicas de emulação como já é tradição nas postagens de emuladores. 2) Quanto aos "sites de games" (que você deve imaginar à quais eu me refiro... não vou citar nomes XD), eles normalmente falam muito bem de games que não merecem a minima atenção e põem games bons lá em baixo, citando somente os defeitos. 3) Quanto aos parabens, muito obrigado! Muita coisa boa/desconhecida ainda está por vir, pois eu já zerei games muito "obscuros" em toda a minha vida de gamer! Abraços! Obrigado pela visita e pelo apoio de sempre!

    ResponderExcluir
  7. rs,
    Mr Game World novamente trazendo o melhor dos games.
    Upaço!

    ResponderExcluir
  8. Raul Lessa: Valeu! Obrigado pelo apoio/comentario/visita! Volte sempre, pois muito mais do melhor dos games (como você mesmo disse) ainda esta por vir! Abraços brother!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...