segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ROGUE GALAXY!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Action RPG
Plataforma: Playstation 2
Ano de Lançamento: 2007
Produtora: Sony/Level 5
Revisão: hoje venho cumprir uma quase obrigação que eu tinha comigo mesmo de postar esse game aqui no meu Blog. Apesar de ser um RPG não tão conhecido (pelo menos pelas grandes massas), em minha modesta opinião ele merece muito destaque, pois sua qualidade é indiscutível (me refiro a qualidade geral: Gráficos + Jogabilidade + Enredo + Trilha Sonora). Agora vamos aos fatos: gerando forte expectativa nos gamers japoneses de plantão desde o inicio de suas divulgações, Rogue Galaxy se mostrou um RPG de muito potencial. Lançado pela Sony e em parceria com a Level 5, o game apresenta um clima muito diferente de boa parte dos RPGs. Veremos sobre isso ao longo do review. Agora vamos à história: em um planeta chamado Rosa, composto por enormes desertos, vivia um jovem chamado Jaster Rogue. O jovem foi criado por Raul, padre da igreja localizada no centro da cidade de Salgin. Certo dia a cidade começa a ser atacada por uma gigantesca criatura voadora. Jaster segue o monstro tentando livrar sua cidade de qualquer tragédia. Logo Jaster é atacado por um grupo de monstros e recebe a ajuda de um misterioso guerreiro, que lhe entrega a lendária espada Desert Seeker, uma das Seven-Star Swords. Aos arredores da cidade estavam dois Piratas do Espaço, que ao avistarem Jaster com a Desert Seeker nas mãos, acabam o confundindo com o lendário caçador de recompensas conhecido como Desert Claw. Jaster e os Piratas descobrem que o gigantesco monstro que atacava Salgin tratava-se de um Andróide-Dragão chamado Mark VIII Salamander. Após uma dura batalha, o monstro é derrotado e Jaster recebe um convite dos Piratas Steve e Simon: sair de Rosa e viajar a bordo do navio Dorgenark, entrando assim na gangue do capitão Dorgengoa. Vendo em frente aos seus olhos a oportunidade de realizar seu sonho de conhecer a galáxia, Jaster aceita o convite! Após se despedir de Raul, a verdadeira jornada de Jaster irá começar! Prepare-se, pois a viajem de Jaster esconde muitos mistérios que irão revelar os maiores segredos do universo e o verdadeiro destino do jovem morador de Rosa! Esse game representa muito para o Mr.Gameworld! Por isso, eu não precisaria nem dizer que esse é recomendadíssimo!

Jogabilidade: Rogue Galaxy segue uma linha Action RPG onde você usará sequencias de ataques para derrotar os inimigos que surgirem em seu caminho. Cada personagem  usará uma especie de arma principal  diferente (com a qual você poderá executar as já citadas sequencias  e uma arma secundaria, que pode ser usada por um determinado tempo, que é indicado por uma barra localizada no topo da tela (quando a barra baixar completamente, basta esperar um pouco até ela encher novamente para você voltar a usar sua arma secundaria). Porem, não são somente as armas secundárias que necessitam desse intervalo, pois acima do HP de seu personagem existe também uma barra azul chamada Action Gauge. Assim que ela baixar completamente, você precisará parar seus ataques para recuperá-la (defender um golpe de seu inimigo nesse pequeno intervalo faz com que a Action Gauge se recupere instantaneamente). Além disso, como em todo o RPG, existem também as magias, que variam de magias de ataque até magias que dão Boosts em seus Status. Ao contrario da maioria dos RPGs, as magias não serão desbloqueadas através do ganho de Level. Para habilitá-las você precisará de itens específicos. Tendo eles em mãos, basta usá-los na tela que apresenta um grande gráfico que mostra alguns possíveis caminhos que levam para novas magias (esse gráfico é chamado de Revelation Flow). Usando os itens corretos, uma nova magia será desbloqueada. Porem tenha em mente uma coisa: os mesmo itens necessários para desbloquear as magias também podem ser usados durante o game (seja para o que for). Ou seja: pode ser que até mesmo um item de cura sirva para desbloquear uma determinada magia. Mas não se preocupe com isso, pois nesses casos, os itens serão bem comuns e não irão faltar em sua aventura. Apenas fique atento antes de usar algum item muito raro, pois ele pode servir para uma magia realmente útil. Vale lembrar que em Rogue Galaxy não existem magias de cura. Porem, não há motivo para desesperos, pois os itens de cura são vendidos a preço de banana (como dizem por ai). Para finalizar, devo dizer também que existe um sistema muito interessante de criação de armas. Em certo ponto do game você encontrará um ser que irá criar suas armas. Para isso você precisa fundir duas armas (somente após evoluir ambas as armas que pretende fundir. Para evoluir as armas, basta usá-las nos combates). Isso irá gerar uma nova arma, que poderá variar muito de poder. Além dessa forma de criação de armas, existe também a Factory que ficará disponível ao longo de sua jornada, onde você poderá usar certos materiais e diferentes maquinas para criar suas armas!

Pros: gráficos extraordinários produzidos com um estilo Cel-Shading perfeito, exemplar, chegando provavelmente ao ponto mais alto de tal arte visual em sua geração; jogabilidade muito divertida e inovadora em diversos pontos, tornando esse uma das maiores potencias dos Action RPGs; existe uma gigantesca variedade de armas a serem criadas e adquiridas, sendo que todas elas contam com uma produção visual incrível, pois quando equipadas, aparecem nas mãos de seus personagens exatamente como aparecem nos menus (o que prova que em Rogue Galaxy não houve economia quando o assunto é a parte gráfica); personagens muito interessantes, carismáticos, todos com sua devida importância na aventura; roteiro muito bem desenvolvido; existem diferentes roupas para seus personagens. Se cansar do visual tradicional deles, basta equipar uma roupa diferente que seu problema estará resolvido; a ambientação do jogo é impecável (em minha modesta opinião, uma das melhores dos RPGs), contando com diversos planetas que podem ser visitados, cada um com um estilo completamente diferente de cenários (todos com atrativos gráficos de deixar qualquer um impressionado e observando cada detalhe de suas arquiteturas e paisagens); boa parte das magias (especialmente as de ataque) são praticamente uma exibição da altíssima qualidade gráfica do game, com efeitos de luz e coloração que impressionam sempre.

Contras: uma coisa que me incomodou um pouco foi o fato das magias serem um tanto quando desorganizadas. Digo isso porque existem muitas magias para poucas que realmente mudam sua aventura. Fora algumas magias de ataques (que fazem realmente toda a diferença em lutas contra muitos inimigos) e algumas que adicionam elementos para seus ataques (que também se fazem úteis contra alguns inimigos poderosos e especialmente contra os chefes), de resto boa parte delas só serve para fazer número. Além disso, o fato de não existir magias de cura parece um pouco absurdo a primeira vista.

Screenshots:










Trailer:


Considerações Finais: Existem pessoas com quem eu convivo que certamente sairiam correndo ao ouvir falar o nome Rogue Galaxy, pois por alguns anos eu só falava nesse game! Foi uma briga para conseguir jogá-lo, mas quando consegui, encontrei exatamente o que eu esperava (pois já havia lido alguns conceitos do game, que justamente me fizeram procurá-lo até o último segundo que minha paciência permitia): um game espetacular, que foge muito do convencional! Com um clima que consegue misturar diferentes estilos em uma mesma obra (como os opostos Steam-Punk e Cyber-Punk), cheio de planetas a serem explorados, todos completamente diferentes entre si em natureza, civilização e arquitetura, personagens muito interessantes, gráfico impressionantes, possibilidades de armas que parecem intermináveis e um enredo excelente, Rogue Galaxy foi amor a primeira vista para mim! Ou seja: Recomendado! Não deixe de jogá-lo! Uma das maiores obras dos RPGs, que merece ser jogada por qualquer Gamer ligado em tal gênero! Deixem seus comentários! Nos vemos por aqui! Até mais!


6 comentários:

  1. lembro-me que conheci esse jogo atraves de uma revista de um amigo comprou pra ver GTA xD
    as vezes tenho sorte em conhecer jogos
    outra vez foi quando eu comprava jogos..fui na loja atras de tales of legendia so q quando comprei tava gravado tales of the abyss \o\

    enfim voltando ao jogo, simplesmente magnifico ^^
    não eh aqueeeeeeeeeeeeeeeeeeeela historia mas ele mesmo assim prende os jogadores tanto nesse quesito quanto em jogabilidade tb
    sem contar com os graficos que jah chamam a atenção rsrs
    recomendo o jogo ^^

    mais uma gold review :D

    ResponderExcluir
  2. Time Keeper: Sinceramente eu acho que ele só não tem aqueeeeeeeeeeeeeeela histório por que deixou alguns buracos (coisas mal explicadas), mas de um modo geral a história e bem pensada. Já a jogabilidade e os gráficos são magnificos (impossivel botar defeito). Posso dizer que tenho sorte para conhecer games tambem, pois diversas vezes, em longas pesquisar pela internet tentando achar algum game raro, eu consegui achar alguma outra coisa que me interessou bem mais XD. Obrigado pelo comentário e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Tava pensando nisso hoje de manha...tipo ontem eu pesquisando sobre o jogo achei coisas sobre a mio e tal (ngm sabe oq eh então no spoilers (?)) dai comecei a pensar melhor na historia...lembrei q esse jogo não eh como outros RPGs q do nada vc esta viajando o mundo e fazendo fãs XD ele te da um bom motivo pra começar sua jornada e isso não eh coisa que todo RPG oferece na historia
    agora nos detalhes...tem uns momentos interessantes mas...opiniões xD
    eu jah achei games raros pesquisando tb XD

    ResponderExcluir
  4. Kara eu tenho esse game aki lembro q comprei original no mercado livre e pior q nunca virei, por falta de tempo. Lembro q comprei ele por causa de uma revista q dizia q ia ser um dos ultimos games lançados para o playstation 2 e feito pela propia sony , ai me enpolgoo..pelo q sei o game é bem estenço.. vou ver se consigo zerar esse game, pois esta guardado faiz uns 3 anos..rs Fuiiii
    um grande abraço e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Primeiramente, muito obrigado por ter gostado do nosso trabalho por aqui! E sobre o Rogue Galaxy, volte a jogá-lo quando tiver um tempo (de fato, ele é bem grande. Algo que se aproxima das 100 horas). Esse game é excelente (creio que minha review já deixou isso claro), cheio de peculiaridades e um clima muito proprio. Só mesmo jogando e zerando para você saber o quanto esse game é sensacional! Certamente um dos meus RPGs favoritos de todos os tempos. Muito obrigado pelo comentário e pelo apoio! Continue acompanhando o Blog, pois muita coisa interessante ainda vem por ai! Um abraço à você e volte sempre! Até mais!

      Excluir
  5. To baixando jogo agora, só pela reviw esse jogo aparenta ser o melhor de rpg, ( eu nunca fui muito fâ de jogos rpg, o unico que eu pudi jogar pra valer foi o WILD ARMS 5 acho que é assim que se escreve xD. ) e 100 horas de jogo caramba!!!, to loco pra jogar ( 2014, ps2 kkkkkk só eu msm )

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...