domingo, 6 de novembro de 2011

DEMON'S CREST!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Ação/Aventura, Side-Scrolling
Plataforma: Super Nintendo
Ano de Lançamento: 1994
Produtora: Capcom
Revisão: Demon's Crest sem dúvida foi um game que me marcou bastante (mais especificamente minha infância). Creio que esse foi um dos primeiros games que me despertou uma grande curiosidade  tratando-se de enredo, ainda quando eu era bem pequeno. Eu costumava assistir meu irmão e meu primo (Edu-Jb) jogando. Como eles jogavam em um cartucho da versão Japonesa do game, eu tive de conviver  por anos com diversas curiosidades a respeito da história. Na época Demon's Crest me parecia um game um tanto quanto perturbador, e de fato o clima  e o enredo do game passam essa impressão (escreverei mais sobre isso ao longo da postagem). Mas agora vamos à história: em um universo dividido entre humanos e demônios, você assumirá o controle de Fire Brand, um demônio que segue em busca dos emblemas que dariam o poder absoluto para aquele que os tivesse (o poder do Infinito). Após coletar quase todos os emblemas, Fire Brand acaba sendo atacado por Phalanx, que rouba os emblemas também em busca do poder supremo dos demônios. Fire Brand cai em um gigantesco Coliseu, onde inicia uma batalha contra o Dragão-Demônio Somulo, que já havia sido derrotado e agora andava sobre a terra na forma de uma podre carcaça. Após derrotar o Dragão, Fire Brand segue pelas sombrias terras do cemitério. Sem nenhuma opção, ele se vê na obrigação de recuperar os emblemas roubados por Phalanx. Porem, Phalanx contará também com a ajuda do General Arma, que tentará a todo o custo roubar o ultimo emblema que ainda se encontra no corpo de Fire Brand! Assim se inicia a aventura desse verdadeiro clássicos dos games Side-Scrolling! 

Jogabilidade: Demon's Crest já merece certo destaque em relação aos games de seu estilo desde os primeiros pontos de sua jogabilidade. Posso começar citando o fato de que Fire Brand não conta com golpes físicos, mas sim com “projéteis” que são disparados por sua boca. Ou seja: os combates normalmente irão ocorrer a distância. Além disso, Fire Brand terá diversas formas ao longo do game, que mudam conforme o emblema que você estiver usando, resultando em um demônio elemental diferente. Cada um dos demônios elementais tem suas características e eficiência contra certos inimigos e chefes, além de trazerem novas possibilidades na exploração das fases graças as suas habilidades (voar mais alto que o normal de Fire Brand, destruir obstáculos pesados, nadar, etc). Além dos demônios elementais, o protagonista também contará com vários poderes diferentes que aumentarão o dano dos projéteis disparados por ele (ainda em sua forma inicial). Alguns elementos que lembram RPGs também podem ser encontrados no jogo, como por exemplo a possibilidade de comprar poções mágicas que podem curar sua energia ou até mesmo invocar magias, além de ser possível equipar o personagem com talismãs (encontrados ao longo das fases), que dão a ele atributos variados, como mais Attack Power ou mais Defesa. Alguns upgrades de vida também poderão ser adquiridos, sendo que eles podem ser deixados pelos Bosses ou podem estar escondidos em locais secretos das fases. Fora das fases você terá um mapa que indica a localização das próximas fases. Existe um bom número de fases, sendo que boa parte delas são grandes e desafiadoras (especialmente pelo fato de que você pode demorar para se acostumar com a jogabilidade). De uma forma geral, Demon's Crest é um game bastante único, o que o tornou uma lenda no era dos 16 Bits!

Pros: a história é excelente, com um clima depressivo e pesado, além de ser cheia de detalhes e personagens muito bem encaixados na trama; as musicas são maravilhosas e complementam o clima sombrio do game, utilizando-se dos teclados Orgão para criar um ar inesquecível para cada fase; os gráficos são bons para sua época, marcantes pela quantidade de detalhes dos cenários e qualidade dos Sprites de personagens/inimigos; o game apresenta diferentes possibilidades de finais, sendo assim um Replay garantido; dentro de uma fase podem existir "sub-fases", onde você encontrará itens muito importantes que, além de ajudarem em sua jornada, levarão você para o caminho do final 100%. Ou seja: você deverá voltar em certas fases diversas vezes conforme ganha novas transformações (o que de certa forma aumenta a aventura, com explorações muito mais duradouras); os elementos de RPG (com equipamentos , venda de itens e novos tipos de magias) contribuem muito para destacar o jogo em meio aos vários 2D Side-Scrolling de sua época.

Contras: a resposta do personagem para os comandos parece meio atrasada. Isso em certos momentos pode atrapalhar. Alguns exemplos: passar por locais estreitos com espinhos, voar por locais onde cair significa morrer ou até mesmo escapar de alguns ataques mais fortes de alguns chefes. Porem, isso na verdade era um problema não somente em Demon's Crest, mas sim em vários outros games do estilo.

Screeshots:











Trailer:


Considerações Finais: Demon's Crest é um clássico absoluto! Um sucesso do SNES que eu tenho certeza de que passou pelas jogatinas dos Gamers que tiveram sua época nos 16 Bits. Lembro que quando eu mal sabia jogar videogame, eu já estava assistindo meus parentes jogarem esse game, tentando buscar o melhor final. Esse, em minha opinião, é mais um dos games que pode facilmente entrar na lista dos obrigatórios para os apreciadores de clássicos do Super Nintendo (ou de games no estilo 2D Side-Scrolling no geral, independente da época que forem)! Deixem seus comentários, contem suas experiências com essa obra única, de clima tão peculiar e perturbador! Nos vemos na próxima postagem! Um forte abraço a todos ligados no PrettyCoolGames.Blogspot! Até mais!


11 comentários:

  1. Mais um grande review de um de meus games favoritos da infancia! também jogava na versão japonesa, não entendia nada... demorei p descobrir tudo, mas foi tudo sozinho. Como eu ja tinha uma experiencia com os Megaman, eu ja tinha ideia de como funcionava a busca pelos poderes e itens... Um dia desses vou voltar a jogar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Inacreditável... há menos de uma semana vi no youtube videos de um cara zerando este jogo. Decidi que o jogaria novamente quando possível. Recentemente descobri que meu SNES ainda funciona (zerando Phantom 2040, que talvez mereça uma postagem futura). E também ainda possuo o citado cartucho japonês, o Demon's Blazon.
    Me custou anos para zerar este jogo 100% e o fiz com ajuda de meus primos (lembra bem, não é Mr. Gameworld?). Sabem como é, na época não havia internet, a única maneira de zerar jogos como este era na raça, jogando infinitas vezes até achar tudo. Tenho certeza que o amigo acima fez o mesmo com Megaman, outro clássico da nossa infãncia (o 7 em especial).`
    Parabéns pelo post que revive este jogo obscuro mas que é um dos melhores do SNES. Emocionante...
    Edu-jb

    ResponderExcluir
  3. Edu-jb: bons tempos de Demon's Blazon... bolamos muitas teorias a respeito de como chegar ao final 100% e além de tudo bolamos ainda uma teroria de um possivel outro final, além do 100%! HAhHAhHAhH! Tu deve lembrar disso! Mas uma coisa é fato: tem um ponto muito estranho no mapa, aos arredores da floresta, onde tem um espaço exato para uma outra fase... isso tirou minhas noites de sonos por anos! Mas enfim... aparentemente não é nada. Esse game é incrivel e sem duvida faz parte da minha vida! Abração! Valeu por tudo!

    ResponderExcluir
  4. Sim, cara, o real motivo de eu estar olhando no youtube videos de caras zerando este jogo era pra ter certeza que não havia nada além! Principalmente focando neste quadrado no meio de uma floresta se não me falha a memória, que só pode ter sido feito pra sacanear a galera com teorias, hehehe... mas parece que o tal Dark Demon (agora descobri o nome dele) é o último chefe mesmo... pena, queria que houvesse mais, uma sequência, sei lá.
    Aliás, Parabéns Mr. Gameworld, afinal este é um dia realmente importante.

    Edu-jb

    ResponderExcluir
  5. Edu-jb: Valeu cara! HAhAhHAhHAhHAhAhH! Quanto à localidade do quadrado, ele fica exatamente ao lado da fase da floresta. Foi pra sacanear certo. Não sei para que eles fazem isso. É o formato exato de uma fase... mas enfim. Não é nada. Mas tambem vamos combinar que o game já é perfeito com os finais que ele já tem!

    ResponderExcluir
  6. Isso sim é um game Fuckin' Awesome!
    -
    Lembro de quando ainda era criança e minha mãe era católica fanática e me proibiu de jogar DC pois dizia que trazia coisas ruins para casa xD
    Esse jogo pra mim é o melhor do Snes por uma série de motivos(É claro na minha opinião), OST invejáveis, sprites e gráficos surpreendentes(padrão de qualidade da Capcom), jogabilidade e desenvolver semi-perfeito, e também por ser muito viciante. Além da atmosfera incrível que ele passa.
    DC rebate muitos Castlevania's.
    -
    Resumindo, ótima review, me fez sentir a nostalgia da primeira vez que zerei(claro que o primeiro final) xD

    ResponderExcluir
  7. Raul Lessa: engraçado... minha mãe tambem me proibia de joga-lo. Mas ela é evangelica, e não catolica. Ela dizia justamente a mesma coisa que a sua dizia a você. Parece que temos uma história semelhante com Demon's Crest XD

    ResponderExcluir
  8. Tbm joguei muitooo demon´s crest, foi um game q marcou a era do super nes, eu consegui virar ele na época... com todos os poderes e tal.. onde no final aparecia uma foto do demon´s crest muito legal, passei muitas noites procurando todos os itens escondidos..rsrs
    Tchauuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal. Na verdade vou ser muito sincero com você. Essa postagem, mesmo depois de um certo tempo que foi postada, continua me impressionando. Sabe porque? Porque as vezes agente não tem noção do quão famosos e respeitados são os games que marcaram nossa infância. Esse é um dos casos que achei que uma paixão especial era coisa minha, algo pessoal. Mas desde que postei Demon's Crest aqui nessa review, comecei a perceber que a postagem fez muito sucesso e muitas pessoas vieram falar de suas experiências com o game! Isso me deixa feliz, pois um game como esse certamente merece esse respeito todo. Sem duvida um dos grandes do SNES, que JAMAIS deve ser esquecido. E eu vejo isso como parte do meu trabalho aqui no Blog: não deixar esses grandes clássicos serem esquecidos. Valeu pelo comentário! Volte sempre! Um forte abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...